A dieta da batata doce ajuda a emagrecer porque essa raiz é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que funciona como uma fibra, não sendo degradado nem absorvido no intestino, fazendo com que menos calorias sejam ingeridas.
Para fazer a dieta da batata doce para emagrecer, você não precisa ficar o tempo todo comendo apenas a batata. Felizmente, para fazer essa dieta basta incluir a batata doce em um cardápio saudável e equilibrado. Você só não pode comê-la em excesso.
- Reduz o risco do câncer: a batata-doce contém substâncias com ação antioxidante, como a vitamina A, C, E que protegem as células dos radicais livres, que podem causar danos ao organismo, como câncer. Alguns estudos realizados em tubos de ensaio relacionam a antocianinas presentes nas batatas-doces com a diminuição do crescimento de certos tipos de células cancerosas. É o caso do câncer colorretal e bexiga. Mas, ainda será necessários realizar estudos em humanos para comprovar o benefício.
Nesse cardápio, a batata-doce é o alimento principal tanto no almoço quanto no jantar. Contudo, outros alimentos também ajudam a complementar os nutrientes que o corpo necessita. Assim, durante a dieta da batata-doce, devem ser priorizados alimentos ricos em carboidratos complexos e gorduras boas, como saladas, frutas e legumes, além de carnes magras.
Para completar, uma xícara do tubérculo cozido fornece 950 mg de potássio. Ou seja, mais que o dobro do valor em uma banana média. O potássio, basicamente, varre o excesso de sódio e fluidos para fora do corpo, o que reduz a pressão sanguínea e a tensão no coração. Além disso, potássio também regula o ritmo cardíaco e as contrações musculares.
A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas, os benefícios não param por aí. A raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa (batata comum). Também, dá para usar a batata-doce para emagrecer, pois, quando combinada com demais ingredientes saudáveis, o alimentos é um dos melhores de se colocar no cardápio.
Cerca de 12% do amido da batata-doce é o amido resistente. Ou seja, substância semelhante à fibra que o seu corpo não digere e absorve. Assim, um estudo descobriu que a substituição de apenas 5,4% da ingestão total de carboidratos por amido resistente resultou em um aumento de 20 a 30% na queima de gordura após uma refeição. Além disso, o amido resistente também estimula o corpo a bombear mais hormônios indutores da saciedade.
Quando você pensa em alimentos para perda de peso, a batata doce pode não vir à sua mente. A batata doce pertence à categoria dos alimentos ricos em amido e muitas pessoas temem carboidratos ricos em amido, pensando que comê-los levará a uma desastrosa dieta. Mas engana-se quem pensa desta forma.
Esse amido é um tipo de carboidrato, no entanto, ao contrário do carboidrato normal, ele não é rapidamente absorvido pelo organismo. Como funciona esse mecanismo, então? As enzimas do intestino delgado não conseguem digeri-lo, além dele atrair moléculas de gordura e açúcar; assim, essas moléculas acabam sendo digeridas mais lentamente.
Cozinhe as batatas doces com a casca por cerca de 20 a 30 minutos, até que se consiga espetar com um garfo (não precisa ficar muito macia). Deixe amornar e retire as cascas. Corte a batata em rodelas fininhas e coloque em uma forma para assar. Controle o forno para não queimar (em 150 a 20 minutos). Você pode colocar orégano ou ervas finas para aprimorar o sabor.
Amo batata doce, está sempre na minha dieta, em bulking, cutting ou manutenção, excelente carbo, acompanho ele com ovos, atum ou peito de frango, no café da manhã e/ou pré treino.
Outra grande diferença da batata doce para a branca é que a primeira é rica em Beta Caroteno… sendo que 100gr de batata doce fornece ao corpo quase toda a vitamina A que precisas para o dia inteiro.
Existe outra maneira de aproveitar os benefícios da batata doce, que é bem fácil, prática e rápida de preparar. Estamos falando da vitamina de batata doce para emagrecer que vamos te apresentar hoje!
Pode auxiliar no controle da pressão arterial por apresentar em sua composição sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio. A batata-doce cozida contém 148 mg de potássio a cada 100 gramas. Sabe-se que o mineral melhora o tônus vascular e ajuda na redução da pressão arterial.
Ainda mais, a eficácia da batata doce na perda de peso depende do seu método de preparação. Sua contagem de baixas calorias sai pela janela se você afundá-las em uma fritadeira, por exemplo. Sendo assim, opte por pratos que tenham este ingrediente em sua descrição, ou até mesmo varie com dicas exóticas como os tacos mexicanos, substituindo as massas que recebem o recheio de carne e temperos por estas batatas.
Além disso, seu alto teor de fibras a torna um amido de queima lenta – o que significa que ela ela aumenta lentamente os níveis de açúcar no sangue. Assim, uma xícara de batata-doce assada fornece cerca de seis gramas de fibras. Ou seja, mais do que um quarto do mínimo recomendado diariamente.
Além de consumir batata doce diariamente, também é necessário fazer uma alimentação saudável e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana para obter os resultados de perda de peso e se manter saudável.
Uma das formas mais conhecidas de consumo é batata-doce acompanhada com frango grelhado. Esse prato é bastante consumido por pessoas que gostam de praticar atividade física e buscam a combinação de proteínas com carboidratos para aumentar a massa muscular. Mas, ela também pode ser consumida como chips e em receitas como nhoque, macarrão, sopas, escondidinho, entre outras.