A visualização do ar no interior dos brônquios intrapulmonares chama-se sinal do broncograma aéreo e configura uma anormalidade. Esse sinal depende das densidades água e gás. Se o brônquio contém gás, para que seja visto na radiografia ou tomografia do tórax ele deve estar cercado por matéria com a densidade água.
Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto. Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida.
Além disso, há uma progressiva destruição do tecido pulmonar, que normalmente se parece como uma esponja densa e que, com a doença, se torna cada vez mais perfurado e aerado (quadro descrito como enfisema pulmonar). Estas duas alterações estão presentes em maior ou menor grau, variando de caso para caso.
O enfisema pulmonar, que é uma das formas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é uma doença respiratória crônica e que não tem cura, e o seu tratamento é importante para reduzir os sintomas e reduzir a piora da doença, além de melhorar as condições de saúde e independência da pessoa afetada.
O enfisema pulmonar, como é popularmente conhecida a DPOC - doença pulmonar obstrutiva crônica, leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos pulmonares, causando uma série de desconfortos que variam de leves a bastante intensos.
Verificou-se que, em geral, o diagnóstico de DPOC aumentou o risco de morte súbita cardíaca em 34 por cento. Depois de cinco anos de vida com DPOC, o risco de morte súbita cardíaca torna-se mais de três vezes maior para as pessoas que sofrem de crises de sintomas frequentes da DPOC, tais como falta de ar e tosse.
"O tempo de vida depende do grau da doença, mas, no quadro mais grave, 80% dos pacientes sobrevivem em torno de cinco anos", afirma o Dr. Stirbulov.
Um espirômetro consiste em um bocal, um tubo e um dispositivo de registro. Para usar um espirômetro, a pessoa inspira profundamente e, então, expira vigorosamente e tão rapidamente quanto possível através do tubo. O dispositivo de gravação mede o volume de ar inspirado ou expirado e a duração de cada respiração.
O que é espirometria e como funciona. Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
A espirometria normal indica que os resultados apurados estão dentro dos valores de referência para um paciente sem doença respiratória. Ou seja, ele é definido como normal na comparação com as equações válidas para o mesmo perfil que o seu, considerando todos os fatores que mencionei antes.
Muito mais que uma simples avaliação da capacidade pulmonar, a espirometria é um exame capaz de mensurar a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares, ou seja, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar e também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxílio dos ...