O esmegma consiste numa substância de coloração amarelada que, por vezes, aparece na glande ou então fica visível através da pele do prepúcio sendo confundida com pus ou com cistos - mas não se trata de uma infeção, não sendo necessário espremer ou apertar, o único cuidado será a sua lavagem com água!
Tratamento para fimose: pomada ou cirurgia?
Essa "massinha" branca é um acúmulo de secreção normal do pênis, chamada esmegma. Nesta idade, é normal o prepúcio estar fechado e você não conseguir limpar a secreção. É o que chamamos de fimose fisiológica. Você não deve forçar a pele para tentar abrir, poderá puxar apenas até onde conseguir sem forçar.
Depois que seu bebê fez 6 meses de idade, você pode começar a puxar em volta do prepúcio, enquanto limpa o pênis. É importante puxar o prepúcio para trás apenas até onde ele vai e não forçá-lo. Quando você puxar o prepúcio para trás, gentilmente limpe com água e sabão e seque a pele por baixo.
Uma vez que este problema não melhora sozinho ao longo do tempo, é aconselhado consultar um urologista para avaliar o prepúcio e fazer uma cirurgia, conhecida como frenuloplastia, onde o freio é cortado de forma a liberar a pele e diminuir a tensão durante a ereção. Confira o que fazer se acontecer rompimento do freio.
Fimose é a incapacidade de redução do prepúcio com completa exposição da glande (veja imagens do pénis). Pode ser dividida em dois tipos: fimose primária ou fisiológica e fimose secundária ou patológica. O fenómeno de fimose não deve ser confundido com a presença de um “excesso de pele”.
Quais problemas a fimose pode causar? A pele que recobre a glande dificulta a higiene correta do pênis e favorece o acúmulo de esmegma --concentração de óleo, sujeira, pele e umidade no órgão sexual. Isso facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem gerar infeções que causam dor, inchaço, mau odor.
A cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou local e é um método seguro e simples realizado por um urologista ou cirurgião pediatra, sendo comumente indicada para meninos entre os 7 e 10 anos de idade, mas ela também pode ser realizada na adolescência ou na idade adulta, embora a recuperação possa ser mais dolorosa ...
A anestesia local para realização de postectomia é realizada na base do pênis e não na glande. Caso você esteja com medo da anestesia local por qualquer razão podemos realizar uma sedação associada para realizar sua cirurgia, ou seja, você irá dormir durante o procedimento, tornando este mais confortável.
Evitar esforço físico nos primeiros 03 dias, devendo manter repouso. Colocar uma bolsa de gelo no local para diminuir o inchaço ou em caso de dor. Tomar corretamente os analgésicos receitados pelo médico. Não ter relações sexuais durante, no mínimo, 01 mês após a cirurgia.
Circuncisão - recuperação O tempo de recuperação, com duração previsível de 10 a 15 dias, varia de pessoa para pessoa. Retomar as atividades sexuais, incluindo a masturbação, apenas está recomendada após um período mínimo de 2 a 3 semanas, variável consoante o tipo de cirurgia realizada e a evolução da cicatrização.
Retirada de Pontos: é utilizado um fio absorvível na sutura, o próprio organismo se encarrega de absorvê-lo com o passar dos dias, sem necessidade de remoção. Os pontos caem em 2 a 4 semanas após a cirurgia.
Postec: esta pomada é uma pomada específica para a fimose que, além do corticoide, possui outra substância que ajuda a pele a ficar ainda mais flexível, a hialuronidase, facilitando a exposição da glande.
Principais tipos de pomadas cicatrizantes
Três excelente remédios caseiros para eliminar ou atenuar cicatrizes de feridas recentes na pele são a babosa e o própolis, pois possuem propriedades que ajudam a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme. Já para reduzir a casquinha e a coceira da cicatriz, o mel é um ótimo remédio natural.