Apesar de muitos desenhistas conhecerem os fundamentos do desenho, apenas uma minoria sabe realmente como estudar cada um deles. Pensando nisso, no post de hoje eu vou te mostrar a maneira certa de como estudar os fundamentos do desenho.
Com o método certo e um pouco de prática todo mundo pode desenvolver a habilidade de desenhar. Não é algo mágico ou raro como todos imaginam. Você só precisa dar uma chance para si mesmo e tentar. O começo pode ser intimidante e desafiador, mas isso faz parte de todo processo de aprendizado.
Desenhar é uma habilidade artística divertida de se aprender e que pode se tornar um ótimo passatempo. No começo, a qualidade dos seus desenhos pode parecer um enorme obstáculo. Talvez você acredite que precisa de aulas profissionais para fazer algo bom, mas não é verdade. Desenhando apenas por diversão, você pode economizar dinheiro e melhorar suas habilidades. Para desenhar sem fazer aulas, faça esboços de linhas curtas, sombreados e figuras usando formas geométricas e pratique o máximo possível.
Um bom artista sabe desconstruir um desenho em todos os seus fundamentos. Isso inclui perspectiva, luz, sombra, composição, formas geométricas, elementos como anatomia e, inclusive, caracterização/personalidade. É só praticar!
Você sempre gostou de desenhar, adorava as aulas de educação artística e aproveitava para colocar sua criatividade em prática? Apesar disso, nunca fez um curso sobre técnicas de desenho e agora deseja aprender a desenhar bem e, se possível, sozinho? Então você veio ao lugar certo!
Depois de esboçar com traços suaves, você terá um mapa do desenho. Agora, você deve contornar essas linhas com traços mais nítidos, formando as figuras sem se preocupar com os detalhes. O contorno proporcionará volume ao seu desenho.
Só assim você vai conseguir usar as “regras de composição” para organizar todos eles. Como esse é um assunto um pouco extenso, recomendo que você dê uma lida nesse outro post sobre o assunto.
Pensando nessa situação, nas pessoas batendo cabeça para começar a desenhar e até desistindo por encontrar esse desafio inicial, eu decidi criar uma série de vídeos ensinando como desenhar do zero. Nestes vídeos você vai encontrar um mini Curso de Desenho para Iniciantes. E o melhor de tudo: de graça. Você vai aprender a desenhar rápido e fácil, dando os primeiros passos para começar nesse incrível mundo do desenho!
Nesse contexto, surge uma curiosidade: como saber distinguir se um desenho foi feito a lápis ou desenhado ao carvão vegetal? Isso depende da técnica. Afinal de contas, o nosso objetivo, agora, é trazer os 5 melhores métodos e deixar você decidir quais você mais se identifica. Vamos iniciar? Veja cada detalhe!
Nessa série de vídeos de desenho eu ensino as primeiras técnicas que você precisa para começar a desenhar agora mesmo, explico quais são os materiais básicos, dou diversas dicas para aprender a desenhar e você começar de vez a desenhar.
Se você é uma pessoa criativa, é preciso ter um sketchbook! Ele facilita os processos na hora de criar um desenho a partir da imaginação. Com ele, fica muito mais fácil reconstruir o seu pensamento sobre a arte e até transferir a big ideia para o papel.
A técnica Pontilhismo é feita com marcadores. É muito usada por desenhistas que adoram trabalhar no mesmo projeto durante longo tempo. Por conta das diferentes espessuras, dá para focar em áreas com luz e sombra de variadas maneiras. No entanto, é um processo lento que requer muita paciência, mas o resultado é perfeito.
Que é usar objetos mais simples para entender essa interação. Em outras palavras, objetos com formas básicas tridimensionais (sim, precisam ser tridimensionais): esferas, cubos, e etc.
6 sites que ajudam a encontrar estrangeiros para praticar idioma
Isso porque você precisa ter um bom conhecimento dos demais fundamentos para que a composição funcione. Então, recomendo que você só comece a estudar a composição quando já tiver uma boa noção dos demais fundamentos.
O hiper-realismo é uma técnica que requer dedicação e concentração por ser um estilo de desenho lento e mais detalhado. Se você tiver paciência para aplicar esse método, vale escolher uma fotografia e começar a desenhar. Se preferir, pode usar outros objetos mais simples. O importante é exercitar!
Imagino que você já tentou desenhar alguma vez na vida. Nem que tenha sido apenas na sua infância. E que agora, do nada, surgiu uma vontade repentina de tentar novamente a desenhar.
Para mim, fazer arte, desenhar e pintar, está no nosso DNA. Nascemos com a arte no sangue e acredito que desenhar é algo natural e necessário para o nosso bem-estar tanto quanto comer e respirar. E, principalmente, de que qualquer um pode sim aprender a desenhar e que esse papinho de ‘dom do desenho’ é só uma história que contaram para gente.
Ele fornece dicas para desenhar objetos, permitindo que você aperfeiçoe suas formas e traçados. Para praticar, tente desenhar o mesmo item em diferentes posições. Assim, você irá aprender muito sobre perspectiva e luz e sombra.
Se você já pesquisou no Google ou no Youtube imagino que você encontrou bastante conteúdo ensinando a desenhar. Mas imagino também que se sentiu um tanto quanto perdido. Achando tudo meio complicado, avançado demais, teórico demais. Os conteúdo que deveriam ajudar você a aprender a desenhar te deixaram na verdade mais confuso.
Quem é desenhista iniciante pode até pensar que focar nos fundamentos, praticar, errar e tentar de novo deve ser um processo desgastante. É engano! Aproveite essa jornada para aperfeiçoar suas técnicas e se divertir com as suas artes!
Desenhar é uma paixão. No entanto, existem iniciantes que desistem dos seus sonhos por acreditar que as técnicas de desenho foram reservadas apenas para quem possui esse talento divino. Isso é ilusão. Qualquer pessoa com visão e coordenação motora tem condições de desenvolver incríveis obras de artes!
Importante: você vai perceber em certo momento que, os fundamentos estão ligados. Isto é, você só vai conseguir evoluir em um determinado fundamento quando entender/dominar outro.
O desenhista deve fantasiar uma arte antes mesmo de vê-la no papel. Isso requer muita prática. Por isso, deseja criar um desenho? Imagine, planeje e, em seguida, coloque as técnicas em ação!
Qual o sentido disso, se você nem teve tempo de tentar aprender a desenhar de verdade? Se você não teve a oportunidade e o incentivo necessário para explorar a sua criatividade e sua expressão artística a fundo?