Comece na parte inferior da barriga se você estiver no primeiro trimestre e para cima do umbigo se você estiver com mais de 20 semanas. Coloque a sonda diretamente em cima do gel e ligue o aparelho. Mova a sonda num movimento circular bem lento, indo de lado a lado do seu abdome.
Agora sim, já é possível ouvir os batimentos do coração do seu bebé. Os órgãos genitais já se diferenciam e o órgão sexual externo masculino torna-se claro. Também se começam a formar os primeiros ossos do feto.
Ausculta direta: Ouvido direto no abdome da gestante. Ausculta Indireta: Com intermédio do estetoscópio de Pinnard, Sonar de Doppler, cardiotocografia e cardioscópio da ultrassonografia.
Posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; Identificar o dorso fetal. Além de realizar a palpação, deve-se perguntar à gestante em qual lado ela sente mais os movimentos fetais; o dorso estará no lado oposto.
Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas; Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas);
Os sintomas do sofrimento fetal surgem à medida que há menor fornecimento de oxigênio para o bebê, podendo haver:
Define-se sofrimento fetal agudo como a presença de hipoxemia e hipercapnia,(acidose metabólica) decorrentes do comprometimento da troca de gases. Na maioria das vezes ocorre durante o trabalho de parto. Porém, em algumas situações pode ser observado no período anteparto.
Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação a placenta e para ser menina o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Para ser considerado do sexo masculino, do lado direito do local onde se formará a placenta (está ligado ao útero).
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.
No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.
Constante vontade de urinar. Seios doloridos, com sensação de formigamento ou inchados. Enjoos (matinais ou não) Alteração de cor na aréola (parte circular que envolve o bico do seio), aparecimento de uma linha do umbigo até o osso púbico ou outras alterações na pele.
Confira os os principais sinais aqui no post!
O quarto mês vai das 13 até as 16 semanas. Nessa fase, o útero começa a sair da bacia. No início do mês, ele vai estar a oito centímetros abaixo do umbigo. No final, já vai ter crescido o dobro e você poderá senti-lo a quatro centímetros do umbigo.
Estima-se que entre 15 e 20% de todas as gestações são interrompidas de forma espontânea nos três primeiros meses da gravidez. Isso acontece, na maioria das vezes, por uma decisão da própria natureza: alterações cromossômicas ou más-formações no embrião impediriam que ele se desenvolvesse de maneira saudável.
No quarto mês de gestação (13ª à 16ª semana lunar) surge uma camada de tecido gorduroso abaixo da pele do bebê, e é também nessa época que ocorre a sua ossificação.
Tabela de altura para meninas de até 2 anos de idade
Ler, ouvir e cantar músicas também é brincar Por isso, seja durante a hora de brincar, antes de dormir, ou até mesmo na hora do banho, cante com ele ou coloque músicas infantis para tocar. De quebra, você ainda cria no seu filho o gosto pelas artes.