Para um visual polido e leve, escolha uma cor para o teto entre dois ou três tons mais escura que as paredes. Se quiser um tom dramático, tente cinzas, azuis-marinhos e marrons. Para tetos assimétricos, abobadados ou angulados, pode ser um trabalho complexo escolher as cores.
Látex ou PVA: Produzido à base de água, com fácil aplicação e secagem rápida. Com sua característica de resistência ao mofo, pode ser usado para pintar paredes internas, especialmente tetos e áreas secas que não necessitam de manutenção constante.
O primeiro local a ser pintado é o teto. Mas antes de começar a pintura é preciso forrar todo o chão e os móveis que estiverem no local com uma lona, já que a tinta pode respingar. Após o teto, a próxima superfície que deve receber a tinta são as paredes. Depois, é a vez das portas e, a seguir, das janelas.
Para acertar na pintura, siga esses macetes:
O teto pode ser da mesma cor das paredes, mas tem grande chance de ficar monótono. Se você optar por uma cor que não seja o branco, use tons diferentes para realçar a sua escolha. Se você quer passar a impressão de continuidade, pode pintar uma das paredes da mesma cor do teto.
Segredos para pintar um canto de parede com duas cores
Entenda como pintar o teto
Rolos de lã com pelo alto são os mais indicados para pintar áreas extensas, paredes rugosas e semirrugosas, com as mais diversas texturas, pois possuem alta capacidade de reter a tinta. Castor recomenda: Rolo de Lã de Carneiro Profi 23cm – Ideal para tintas Látex PVA e Acrílica.
Os rolos de pintura de espuma poliéter e poliéster são recomendados para aplicação em superfícies lisas. A espuma poliéster tem densidade maior e estrutura celular mais fina. Ela retém mais tinta e proporciona melhor alastramento e acabamento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética.
O rolo de lã de carneiro ou sintético é apropriado para aplicar tintas à base de água, látex PVA ou acrílico. Também há um rolo de lã específico para aplicação de produtos epóxi. Os rolos de espuma são usados para aplicar esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos de madeira e metal.
Aplicação do verniz PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação.
Aplicação de Verniz Com Rolo O rolinho tradicional não resulta bem na aplicação de verniz em madeira e você acabará por perder demasiado tempo. A conclusão que podemos tirar é que o rolo não é a melhor opção para aplicar verniz em madeiras.
O Pincel Atlas de Cerdas Brancas com duas polegadas é o mais indicado para pinturas com verniz, pois as suas cerdas macias contribuem para o fino acabamento que o verniz exige. Também pode ser usado na aplicação dos demais produtos de acabamento, como óleos e ceras.