O principal propósito de um osciloscópio é medir e exibir o desenvolvimento da tensão ao longo do tempo. Eles são amplamente utilizados para projetos elétricos/eletrônicos, testes e solução de problemas de quase todos os aparelhos elétricos.
Isso é muito importante para quando se deseja analisar a estabilidade de sistemas eletrônicos e consertar equipamentos de alta performance como, máquinas lava e seca, chuveiros elétricos de alta potência e interruptores eletrônicos.
A grande vantagem deste tipo de equipamento é a representação fiel do sinal apresentado na tela. A maior desvantagem deste tipo de equipamento é o seu tamanho e peso, sendo muito grande e pesado.
Então, se você quer saber tudo sobre cada funcionalidade desta ferramenta, acompanhe nosso artigo até o final! E para se especializar ainda mais na área de eletrônica acesse nosso artigo dos melhores cursos on-line de eletrônica para se fazer.
Esse tipo de osciloscópio não possui as mesmas capacidades que um equipamento de mesa, porém, dependendo da necessidade, os modelos disponíveis atualmente apresentam grande capacidade de aquisição.
Quando estamos analisando um sinal, seja ele AC ou DC, existem algumas variáveis que podemos exibir na tela enquanto o sinal é apresentado, as principais são relacionadas à valores de amplitude do sinal como valor máximo e mínimo, valor de pico a pico e valor médio.
Para trabalhar com sinais digitais, dois canais são necessários, e um instrumento com uma taxa de varredura de no mínimo 1/5 da frequência máxima do sistema digital é recomendada. O benefício principal de um osciloscópio de qualidade é a boa qualidade do circuito de trigger.
Saindo um pouco do formato comum de osciloscópios, o osciloscópio USB é um equipamento que emula através do computador o funcionamento do osciloscópio digital. Apesar de ter algumas capacidades limitadas em relação ao digital, o custo benefício que esses equipamentos tendem a trazer é magnífico.
Para medir um sinal como um PWM de um arduino, por exemplo, depois de termos configurado as variáveis de interesse, devemos selecionar o canal do osciloscópio que será utilizado, no caso do TBS1000C, temos 2 canais.
Basicamente, um osciloscópio é um instrumento de medição que representa graficamente sinais eléctricos no domínio temporal. No modo de funcionamento usual, um osciloscópio mostra como é que um ou mais sinais eléctricos variam no tempo (Figura 1).
Chegamos ao final deste artigo sobre osciloscópio e como utilizá-lo, acredito que o segredo é não ter medo de errar e explorar cada recurso disponível na prática com diversos sinais diferentes. Até aqui você aprendeu a configurar um osciloscópio para realizar a medição de um sinal, esses conceitos são interessantes pois se aplicarão a qualquer modelo de osciloscópio que você utilizar.
Os osciloscópios analógicos são instrumentos capazes de medir e exibir a forma de onda de um sinal, permitindo que seja verificado níveis de tensão e de frequência, por exemplo.
Para algumas análises mais específicas os botões exibidos na imagem abaixo devem ser utilizados para alterar manualmente as escalas de tempo e amplitude, por exemplo, neste modelo a escala de tempo pode ser ajustada de 2ns/div até um total de 100s/div na tela, enquanto a escala de amplitude pode ser ajustada indo de 1 mV/div até 10V/div na tela.
O tamanho de tela é uma característica interessante, porém não é tão relevante a não ser pelo fato da visibilidade dos sinais. Existem hoje osciloscópios com telas muito grandes permitindo ver amplamente o sinal que está sendo coletado.
O eixo vertical exibe a tensão em função do tempo. Ele é utilizado para ajustar e posicionar a forma de onda de maneira vertical. Para exibir e ajustar as formas de onda, é utilizado o controle volts/divisão que regula a amplificação ou a atenuação do sinal de entrada.
Nos osciloscópios analógicos,o sistema de exibição era pouco mais que um tubo de valor catódico mostrando um traço verde brilhante. Os sinais analisados ou medidos frequentemente correspondiam às divisões de contagem na tela.
A partir desse momento, podemos acoplar a ponteira no ponto de interesse, pode ser o gate de um Transistor MOSFET, ou uma saída de um gerador de sinais e se tudo estiver correto, o sinal e os valores das variáveis deverão estar aparecendo.
O osciloscópio digital, assim como o analógico, também é um equipamento utilizado para medir e visualizar sinais elétricos. A maior diferença entre os modelos digitais e analógicos é justamente com relação ao método da aquisição e exibição dos dados.
Indispensável nas bancadas dos laboratórios de eletrônica, o osciloscópio já faz parte também do dia a dia dos profissionais reparadores automotivos. Sua função é medir os sinais elétricos e eletrônicos de um circuito, exibindo em uma tela gráficos que facilitam a interpretação das informações.
Os osciloscópios mostram o desenvolvimento da tensão ao longo do tempo para formas de onda periódicas ou repetitivas. Modernos osciloscópios de armazenamento digital também podem facilmente exibir e capturar formas de onda não periódicas. Além da exibição básica de tensão ao longo do tempo, a maioria dos osciloscópios mais modernos costumam ter muitas funções adicionais, por exemplo:
As principais operações matemáticas disponíveis em um osciloscópio são as 4 operações fundamentais da matemática e também a FFT que permite realizar análises no domínio da frequência.
Quando o sinal de disparo na outra entrada do comparador casa com seu ajuste, o Osciloscópio gera um pulso de disparo. O controle de rampa determina quando ocorre o disparo, se na subida ou na descida do sinal. ... O controle de nível determina em que ponto da subida ou da descida do sinal acontece o disparo.
Você deve escolher um instrumento que tem uma largura de banda cinco vezes maior que a maior frequência que você precisa capturar. Por exemplo, se o seu projeto tem uma taxa de clock máxima de 40 MHz, então você deveria escolher um osciloscópio com largura de banda de 200 MHz.
Um Gerador de Funções é um instrumento utilizado para gerar sinais eléctricos de formas de onda. A frequência é variável (de alguns Hz a dezenas de MHz) assim como a amplitude do sinal (tensão).
Gerador de funções (ou gerador de sinais) é um aparelho que gera sinais elétricos com variadas formas, frequências e amplitudes. Entre essas formas, as mais comuns são a onda quadrada, a triangular, a dente de serra e a senoidal, que podem variar suas frequências e a voltagem de pico a pico./span>
Ranking: Os 3 melhores osciloscópios