Medidas de controle:
É importante falar que a maior parte delas (lagartas-do-coqueiro), apesar de comerem as folhas de coqueiro, não matam o coqueiro, fazem apenas uma poda natural – disse ele
Provoca desfolhamento parcial ou total em mudas no viveiro, ou em plantas recém-transplantadas para o campo, ocasionando atraso no desenvolvimento da planta e retardando seu início de produção.
Outra ideia além de plantar plantar hortelã, é utilizar gerânio, cravo-de-defunto ou urtiga[4] em seu canteiro, assim, nem ao menos será necessário espalhar os produtos no terreno[2], como é o caso de outras soluções explicadas acima. Caso você prefira, é possível usar óleos essenciais das plantas citadas, já que o que afastará os insetos será o aroma das folhas, também presente em óleos do tipo.
As 15 lagartas mais venenosas do mundo
No final do período larval, depois que se desenvolvem, crescem e se alimentam das folhas, as lagartas descem dos coqueiros (quando normalmente são vistas) para formarem a pupa (crisálida), que dura cerca de 1 semana.
Há ainda inseticidas biológicos, que agem após serem pulverizados sobre elas. Esses produtos são feitos de ovos ou larvas de um inseto ou fungo que seja parasita das lagartas, como a mosca Xanthozoma melanopyga, a vespa Spilochalcis moreyi ou o fungo Bacillus thuringiensis.
Os inseticidas são talvez a solução mais recorrente que nos vem à mente quando tentamos encontrar a forma ideal para eliminar as lagartas das plantas. Há inseticidas especificamente destinados à eliminação das lagartas. Preste atenção na embalagem antes de comprar o produto e assegure-se de que é o que melhor se adequa ao tipo de praga e que atente o menos possível contra o meio ambiente.
As lagartas são a fase jovem dos insetos da ordem Lepidoptera, em que estão as borboletas e mariposas....Lagartas que ocorrem na soja
A lagarta alimenta-se dos folíolos, reduzindo a área foliar da planta, o que pode provocar atraso e/ou redução na produção do coqueiro. Normalmente, não chega a causar grandes desfolhamentos na plantação. A praga é identificada na plantação pela presença de fezes cilíndricas e fendilhadas encontradas no chão, espalhadas na área do coroamento das plantas.
Apesar de alguns considerarem a lagarta-do-coqueiro como praga, o professor do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp, André Freitas, esclareceu ao G1 que o inseto não causa mal à planta.
Além das armadilhas descritas acima, também é possível utilizar inseticidas mais invasivos. O modo de utilização dos repelentes químicos consiste em aplicar o produto apenas nas plantas afetadas e não ao ar, com o objetivo de contaminar apenas o necessário. Se vai jogar inseticida sobre folhas de plantas que depois pensa utilizar na cozinha, deverá ter cuidado e lavá-las depois muito bem antes do seu uso culinário, para assim eliminar os restos de inseticida que tenham ficado.
Muitas das substâncias produzidas pelas plantas têm função inseticida[5], de forma que podemos utilizá-las como veneno para lagarta de coqueiro, milharais, hortas etc. Além do alho, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para repelir as lagartas é a pimenta já que, devido às suas propriedades desinfectantes, funciona muito bem como um repelente natural de lagartas nas plantas.
Essa lagarta surge durante o ciclo de reprodução da borboleta-fêmea, que começa quando ela é fertilizada pelo macho. Após isso, ela coloca centenas de ovos que duram cerca de 10 dias até eclodirem.
A praga de lagartas é talvez o maior problema que tem que enfrentar na hora de manter seu jardim em perfeito estado. Os insetos em questão são pequenas larvas alimentam-se das folhas das plantas, destruindo-as rapidamente e atacando até mesmo plantações, o que causa grandes prejuízos financeiros para quem depende a agricultura. [1]
Há ainda inseticidas biológicos, que agem após serem pulverizados sobre elas. Esses produtos são feitos de ovos ou larvas de um inseto ou fungo que seja parasita das lagartas, como a mosca Xanthozoma melanopyga, a vespa Spilochalcis moreyi ou o fungo Bacillus thuringiensis.
Se você não quer utilizar produtos químicos em suas plantas, um remédio caseiro para matar lagarta de planta é o alho, afinal, o produto contém ácidos que repelem insetos, como é o caso do enxofre que podemos encontrar em sua composição[3], Para aplicá-lo e torná-lo o aliado perfeito para acabar com as lagartas, a forma mais simples será misturar em uma garrafa dois copos de água e duas colheres de sopa de alho em pó, e mais um pouco de sabão para dar consistência. Depois com um pulverizador regue sobre as lagartas e as zonas ao redor.
Os inseticidas são talvez a solução mais recorrente que nos vem à mente quando tentamos encontrar a forma ideal para eliminar as lagartas das plantas. Há inseticidas especificamente destinados à eliminação das lagartas.
Outra maneira é fazer uso de substâncias repelentes naturais como óleo de neem, alho amassado e pimenta vermelha triturada que têm propriedade de afastar as lagartas.
Para eliminar as lagartas também funciona cultivar no mesmo jardim plantas aromáticas como a hortelã. A planta desprende um cheiro característico que atrai as vespas, as quais comem as lagartas, por isso trata-se de um remédio perfeito.
1. Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.
"Nessa fase, ele se alimenta dos tecidos do pedúnculo do cacho, dificultando o fluxo de seiva e provocando a queda de frutos e até de todo o cacho." A recomendação de Fontes para combater a praga é fazer a limpeza do coqueiro, retirando as larvas, pupas e insetos adultos encontrados nas axilas das folhas.
Em coqueiro-Anão, o ataque desse pulgão manifesta-se com mais severidade do que em coqueiro-gigante. Em casos de alta incidência da praga, o controle pode ser efetuado pulverizando-se as plantas infestadas com produtos à base de óleos vegetais emulsionáveis a 2% ou com um preparado de calda de fumo.
Recomenda-se pulverizar a planta com a mistura de um acaricida registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a cultura do coqueiro, óleo de algodão bruto a 1,5% e detergente neutro a 1,0%.
No coqueiro Gigante, em uma mesma inflorescência, as flores masculinas abrem-se e disseminam o pólen antes que as flores femininas se tornem receptivas, sendo normal a polinização cruzada. ... O coqueiro possui inflorescências axilares, protegidas por brácteas grandes, chamadas espatas.
Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK ( por coqueiro.
Diversos fatores podem interromper a produção de frutos do coqueiro. Entre os que se destacam estão: ocorrência de baixas temperaturas; desequilíbrio nutricional das plantas; e ataque de ácaros.
A recomendação do especialista para contornar a situação é prover de forma adequada a planta com boa umidade do solo e adubação NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). "A adubação orgânica, principalmente no caso dos solos arenosos, apresenta resultados bastante satisfatórios.
Entre as variedades, o coqueiro-gigante é o mais rústico, florescendo entre seis e oito anos após o plantio. O longo tempo para começar a atividade é compensado pela produção de 40 a 60 frutos por planta ao ano. Sob condições favoráveis, o período de produção econômica é de 60 anos.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Receita para utilizar as borras de café como adubo liquido: coloque as borras de café em um recipiente (250 gramas para 10 litros de água), misture a solução e deixe-a repousar por 24 horas. Após esse período, coe esta mistura e utilize um pulverizador para “borrifar” as suas plantas.
Utilize sementes, grãos, borra de café, casca de ovos, frutas, verduras e legumes e chá (ervas). Feito isso, pegue o recipiente com os alimentos e coloque na primeira caixa. Deixe os resíduos lá, sem espalhar, e, em seguida, cubra-os com material seco (serragem, palha, folhas secas, etc).
Outra opção para o uso desse adubo orgânico é misturar as cascas trituradas à terra, na hora de plantar.
Além de afastar lesmas e caracóis, as borras de café são ricas em fósforo, potássio e nitrogênio. Outra opção, segundo o hortelão, é diluir os restos dos grãos de café e criar um fertilizante líquido, que pode ser borrifado uma vez por dia na horta.
Dessa maneira, a disponibilização de P deve ser feita em solos com o pH em torno de 5,5 a 6,5. Assim, para suprir a quantidade de fósforo nas plantas, é recomendável a aplicação na semeadura e/ou plantio. É preciso posicionar essa adubação ao lado da semente ou abaixo da mesma, chamada também de aplicação de arranque.
O principal reservatório de fósforo na natureza são as rochas, somente sendo liberado delas por meio do intemperismo....O ciclo
O fósforo apresenta as rochas como grande reservatório e seu ciclo envolve plantas, animais e micro-organismos. Por estar presente principalmente nas rochas, esse ciclo tem início quando esse elemento torna-se disponível ao meio por meio da ação de agentes como chuva, sol e vento (processo de intemperismo).
ossos
Fósforo:
Tabela de Alimentos
Laranja e limão O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção.
Altos níveis de fósforo podem levar à doença óssea, que provoca dores, enfraquecimento e quebra dos ossos, coceiras em todo o corpo e calcificação (endurecimento) dos tecidos moles, como vasos sangüíneos, coração e pulmões, aumentando o risco de morte.
Como controlar o fósforo? O paciente que já não consegue eliminar o fósforo corretamente pela urina, deve então, diminuir o consumo deste através de uma dieta pobre em fósforo. Deve-se evitar alimentos ricos em fósforo, que são: Leite e seus derivados, incluindo sorvetes e iogurtes.
Os termos fósforo e fosfato costumam ser análogos no que se refere ao exame realizado, mas o que é dosado é a quantidade de fosfato inorgânico presente no sangue. Os fosfatos são vitais para produção de energia, funcionamento de músculos e nervos e crescimento ósseo.
O fósforo é um dos principais componentes dos ossos e dentes Esse elemento exerce diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, participa ativamente do metabolismo dos glicídios e atua na contração muscular.
O potássio é necessário para o funcionamento normal das células, nervos e músculos. O corpo deve manter os níveis de potássio no sangue dentro de uma faixa estreita.
O fósforo é um mineral essencial ao organismo e encontra-se em abundância nos tecidos humanos. ... Regra geral, as fontes de proteína também são boas fontes de fósforo, tais como, carne vermelha, carne de aves, peixe e ovos. O leite e derivados também são boas fontes assim como as leguminosas, os cereais e os grãos.
Os sintomas da hipofosfatemia ocorrem apenas quando os níveis de fosfato no sangue se tornam muito baixos. A pessoa apresenta fraqueza muscular, seguida de estupor, coma e morte. Na hipofosfatemia crônica leve, os ossos podem enfraquecer e resultar em dor óssea e fraturas. A pessoa pode ficar fraca e perder o apetite.