A estrutura física da UAN , contem banheiros na parte interna que integra a estrutura, onde de acordo com Guimarães (2006), os banheiros devem ser separados por sexo e em bom estado de conservação, constituído de vaso sanitário, pia, mictório (masculino) e chuveiro para cada 20 funcionários, pias para lavar as mãos com ...
Aqui, o cálculo é mais simples. Para hospitais, ele sugere 1 funcionário a cada 8 leitos + 20%, já considerando as ausências. Ou, então, a UAN deve ter 8% do número de funcionários dos hospitais somado aos substituto de folgas e de férias. Para saber os substitutos de folga, considere 1 funcionário a mais a cada 6.
Sala do Nutricionista Deve ser situada em local que facilite a supervisão. O piso em nível elevado e um visor em toda a extensão é o ideal, ou seja, uma sala mais alta que o nível do piso e envidraçada (TEIXEIRA et al, 2000).
As áreas da UAN devem:
O dimensionamento dos equipamentos variará de acordo com o número de refeições, tempo de cocção, per capitas, política de aquisição de matéria-prima, padrão do cardápio, sistema de distribuição, número de funcionários entre outros.
Durante a manipulação de alimentos deve-se evitar:
Boas práticas na manipulação de alimentos
Não tocar nos alimentos com as mãos sujas ou com ferimentos expostos. Lavar as mãos ao manipular alimentos e ao trocar de atividade. as verduras, legumes e frutas, utilizando solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) e deixar de molho por 15 minutos. Após, enxaguar em água corrente.
Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos.
Fazer a correta higienização dos alimentos antes do preparo é essencial, isso porque as hortaliças, frutas e vegetais são produzidos no meio ambiente e carregam bactérias, vírus e parasitas. Por isso, é fundamental checar o estado dos alimentos no momento da compra.
Higiene é a ciência que visa proteger a saúde e evitar riscos de doenças, por esse motivo higiene alimentar é a proteção dos alimentos contra contaminação, inclusive aquela causada por bactérias prejudiciais a saúde, por organismos estranhos e por venenos.
As etapas de higienização e sanitização de equipamentos e utensílios são imprescindíveis para produzir um alimento seguro, visto que estes objetos acumulam resíduos da produção e umidade que favorecem o crescimento de microrganismos que podem contaminar o próximo lote.
A higiene e manipulação de alimentos é tratada pela “Segurança dos Alimentos”, que por sua vez garante que os alimentos não causarão doenças ao consumidor, quando preparados e ou consumidos de acordo com o uso a que se destinam.
Higiene para uma vida saudável
7 hábitos de higiene que ajudam a prevenir doenças
A higiene corporal é o conjunto de cuidados que devemos ter com nosso corpo. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem no nosso corpo e nos causem doenças. É por meio desta higiene que ficamos fortes e saudáveis.
Olha o lixo é um bom exemplo. Tanto a coleta de lixo feita nas casas, como o lixo espalhado pela cidade, por mais que isso pareça estranho, más, a coleta dos resíduos nas casas é super importante, sem isso, a cidade se torna suja, aumenta o número de doenças, ratos, baratas... E o devido tratamento do esgoto.
Tipos de higiene
Use roupas confortáveis Nada melhor que deixar o corpo livre para realizar os movimentos. Atenha-se aos equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras. Caso a atividade seja uma caminhada ou corrida, use tênis com meia para fixar o pé e prevenir torções.
Cuidados ao praticar atividades físicas ao ar livre
5 dicas de como começar a fazer exercícios físicos