A duração do treino, a intensidade, a quantidade de repetições na musculação, a quantidade de dias nos quais você faz exercícios aeróbicos e tudo o mais dependem diretamente do objetivo pelo qual você faz. Se você quer apenas garantir a sua saúde, uma boa caminhada três vezes por semana – no mínimo!
O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computorizada (TC), não utiliza radiação ionizante.
Todo início de musculação deve ser feito com pesos leves, até que o seu corpo adapte-se ao exercício. Normalmente para os mais jovens e idosos que estão iniciando a sua “carreira” na academia, o peso ideal é de 3kg. Dependendo do sexo, a inicialização na musculação pode ter uma variação de pesos entre 3kg e 7kg.
Se você está começando a treinar agora, o ideal é escolher halteres que pesam entre 2 kg e 5 kg, pois essa é a quantidade razoável de peso para as pessoas se exercitarem.
Carga de treinamento é o resultado da relação da quantidade de trabalho (volume) com seu aspecto qualitativo (intensidade) (Manso 1996). No mesmo óculo, De La Rosa e Farto (2007), afirmam que carga de treinamento é a relação inversa entre o potencial de treinamento e condição física do atleta.
E os componentes da carga de treinamento (volume, intensidade, densidade, freqüência e duração) foram analisados através das variáveis estruturais que os representam dentro de um programa de treinamento na musculação.
Na musculação, “intensidade” caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
Carga externa é a carga de treinamento completada pelo atleta independente de suas características biológicas. Por exemplo, quando todos os atletas de uma equipe ou o pelotão completam um treino de 100 km a uma velocidade média de 38 km/h ou potência média de 250 Watts, todos realizaram a mesma carga externa.
O método da PSE da sessão foi mensurado para cada atleta durante o período do estudo. O cálculo consiste na multiplicação da duração da sessão do treinamento, em minutos, pelo valor da intensidade do treino, indicada pela PSE através da escala adaptada por Foster et al. 9,10.
A Escala de Percepção Subjetiva de Esforço de Borg é um mecanismo muito útil para fiscalizar e analisar as características do exercício físico e do treino que estão sendo executados, bem como para avaliar as condições físicas e psicológicas dos atletas que estão sendo submetidos à avaliação.