Os nomes, cargos e salários dos servidores estão disponíveis no portal Transparência RS (clique aqui). Ao entrar no link "Detalhamento Nominal da Folha de Pagamento de Pessoal", o usuário terá a opção de acessar a opção "Pessoal", onde estão divididas as listagens com as informações.
Rs – Risos, pode ser usada para indicar uma risada normal, mas geralmente é usado no fim de frases para indicar ironia. Por exemplo: Tudo bem, eu nem queria ir lá mesmo, rs. Tmj – Abreviação de “tamo junto”, usado para mostrar apoio à alguém, por exemplo: "É isso aí irmão, tmj." Pdp - Significa “pode pá.
Rio Grande do Sul: melhores atrações
Quem nasce ou reside na cidade de Sul Brasil é chamado de Sul Brasilense. O estado Santa Catarina possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sul do Brasil. A capital do Estado Santa Catarina é Florianópolis. Quem nasce ou mora no Estado Santa Catarina é chamado de Catarinense.
Antes de se chamar Porto Alegre, seu nome era Porto dos Casais. O Rio Grande do Sul é o estado mais populoso da região sul e denomina-se gaúcho, as pessoas que nascem naquela região.
Quem nasce ou reside na cidade de Paracambi é chamado de Paracambiense. O estado Rio de Janeiro possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil. A capital do Estado Rio de Janeiro é Rio de Janeiro. Quem nasce ou mora no Estado Rio de Janeiro é chamado de Fluminense.
Quem nasce em Floripa é oficialmente chamado de florianopolitano.
Sua população estimada em 2019, segundo o IBGE é de 657.
Tem dois adjetivos gentílicos. Um: são-luisense. O outro: ludovicense. A estranha palavra veio de Ludovico (do germânico Hlodoviko, que tem duas partes: hold (ilustre, afamado) + wig (batalha ou santuário, que originou em francês o antropônimo Louis, Luís em português).
Para chegar ao gentílico “ludovicense”, relativo à cidade de São Luís, capital do Maranhão, recorreu-se ao nome próprio latino Ludovicus, derivado do germânico Hlodoviko – que vem a ser a origem remota do português Luís.
Ludovicense é o natural de São Luís. Pode também ser chamado de são-luisense.
“Soteropolitano” se refere a “Soterópolis”, que os dicionários dão como “helenização” do nome da capital do Estado da Bahia. ... Pois bem, em sua versão “grega”, Salvador se transforma em “Soterópolis”, que, segundo Caldas Aulete, vem de soter (“salvador”) + polis (“cidade”).
A forma correta de escrita da palavra é baiano, sem h. Devemos utilizar o gentílico baiano sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu na Bahia ou qualquer coisa típica ou relativa à Bahia e ao seu povo. ...
Salvador (Bahia) — município brasileiro e capital do estado da Bahia,abreviado como SSA, em referência à denominação de São Salvador (Bahia). São Salvador ou simplesmente (Salvador), primeira capital do Brasil. ... Quem nasce em Salvador é Soteropolitano.
É incrível. Mas o nome de quem nasce na capital baiana vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, soter significa “protetor” ou “salvador”, enquanto polis quer dizer “cidade”. Logo, soteropolitano é quem nasce na cidade do Salvador.
Que se refere a cidade de Salvador (Bahia) ou desta é natural e habitante. Pessoa que nasceu ou vive em Salvador (Bahia); salvadorense. Etimologia (origem da palavra soteropolitano).
Topônimo. O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em província. Em 1889, a Província da Bahia tornou-se o atual Estado da Bahia.