Como Consultar NFC Inutilizada?

Como consultar NFC inutilizada

A emissão de notas fiscais demanda muito cuidado, já que qualquer erro pode levar a grandes dores de cabeça. Entre eles, está a quebra de uma sequência numérica de série, ocasionada por problemas técnicos ou dos sistemas, em que é preciso aplicar a inutilização de NFC-e.

Quando é obrigatório realizar a inutilização da NF-e?

Essa especificação está bem clara no Inciso II do Artigo 18 da Portaria CAT 162 de 2008, disponível no site oficial da Secretaria da Fazenda. 

Caso você identifique uma quebra de sequência da numeração das notas ficais emitidas por seu estabelecimento e deseje comunicar a inutilização, deverá respeitar o prazo de até o décimo dia do mês subsequente, de acordo com a lei aplicável à emissão de NFC-e.

A inutilização da NF-e pode ser feita sempre até o 10º dia do mês seguinte, de acordo com a legislação que se aplica às notas. Sendo assim, se o erro é identificado em março, por exemplo, a nota deve ser inutilizada até 10 de abril.

Quando a inutilização de NFC-e deve ser usada?

Quando a inutilização de NFC-e deve ser usada?

Já nos casos de inutilização da NFC-e, o documento fiscal ainda não foi gerado. Nessa situação, existe uma falha na sequência numérica da nota, em que é solicitado o seu descarte.  Dessa forma, essas numerações não poderão ser reutilizadas pelo usuário nas próximas emissões.

Caso contrário, a penalidade e outras multas fiscais mais pesadas, já que, através do processo de fiscalização e impostos, serão identificadas divergências nas NF-e. 

Como funciona o processo de inutilização da NFC-e?

Vamos supor uma situação de quebra de sequência que pode ocorrer normalmente no dia a dia de um varejista e que pode resultar na inutilização do documento fiscal. Por exemplo: houve a emissão das notas fiscais nº 105 e nº 107, no entanto, a nota fiscal de nº 106 saltou e não foi utilizada antes da nota de nº 107. Nesse caso, será necessário comunicar a SEFAZ por meio do pedido de inutilização.

Quase sempre essa quebra não intencional da sequência é decorrente de um problema técnico no sistema que emite as notas fiscais do contribuinte. Além do mais, ela ocorre com maior frequência quando a empresa está migrando entre uma solução e outra.

Por exemplo, caso o erro seja identificado no mês de novembro, as notas devem ser inutilizadas no prazo limite de 10 de dezembro. Para executar esse processo, é necessário acessar o sistema emissor de notas fiscais da empresa e seguir o passo a passo, de acordo com o seu funcionamento.

Links externos

Links externos

E é aí que o processo de inutilização de nota fiscal, tema deste artigo, começa a ser realizado e basicamente consiste em uma sinalização para os órgãos de fiscalização de que a numeração está equivocada e, por isso, os números informados não serão utilizados para emissão de qualquer nota fiscal.

Por exemplo, natureza da transação comercial e demais questões que influenciam diretamente os cálculos dos tributos. Normalmente, esses erros não podem ser modificados por meio de uma carta de correção e existe uma invalidação do documento.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite para ler sobre NFC-e em Minas Gerais: saiba o que muda com a Resolução nº 5.234 – nosso software está pronto para atender!

Quando é feita a inutilização da nota fiscal eletrônica?

De uma maneira em geral, os dados que devem ser fornecidos são: modelo, série, ano vigente, números inicial e final ausentes e motivo para a sua inutilização. Além disso, é importante saber que, de acordo com a norma vigente, as notas com numeração inutilizada precisam ser lançadas nos livros fiscais, sem os valores monetários, respeitando as regras gerais de escrituração.

Mas, só agora você percebeu que, ao invés da contagem 15, suas notas estão em 45. Analisando mais de perto, percebe que a contagem de 16 a 44 não está correta — na verdade, está em branco! 

Como fazer a inutilização da Nota Fiscal Eletrônica?

É então que a inutilização de nota fiscal eletrônica entra em cena! Você precisa avisar a Secretaria da Fazenda que essa sequência não deve ser contabilizada, mas sim, anulada.  

Uma dúvida que aparece é se a inutilização de NFC-e e o cancelamento são a mesma coisa. A resposta é não! O cancelamento acontece quanto o usuário emite a nota fiscal e depois identifica que dados importantes foram inseridos incorretamente.

Quando a inutilização da NFe não deve ser feita?

Isso porque a sequência precisa ser mantida, não sendo permitida nenhuma falha na numeração. O pedido de inutilização tem o objetivo de possibilitar que o emissor comunique à SEFAZ essa quebra de sequência dos números, funcionando como um tipo de denúncia espontânea para justificar a situação.

Conheça 5 maneiras de como conseguir obter as chaves de acesso das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) mais antigas, emitidas em anos pa...

Nele, você encontrará os melhores conteúdos sobre cancelamento de notas fiscais; diferença entre cupom e nota fiscal, e muito mais!

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Esses riscos podem ser decorrentes de uma sequência, seja de nota fiscal de produto ou serviço, que teve a numeração quebrada. 

A legislação nesse sentido é muito clara: a sequência de emissão deve ser obrigatoriamente respeitada, sem que haja qualquer "buraco" nessa sequência. Se uma lacuna é identificada, desde que não intencional, é claro, a empresa deve justificar essa ocorrência na Secretaria da Fazenda por meio de uma denúncia espontânea.

Como saber se uma nota está inutilizada?

O que é Nota Fiscal inutilizada? Durante a emissão da NFe, é possível que ocorra uma quebra na sequência de numeração. Por exemplo, as notas fiscais número 200 e 210 foram emitidas, mas a faixa que vai de 201 a 209, por algum motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nota fiscal número 210.

Como inutilizar a Nfc-e?

Como inutilizar NFCe? O envio das numerações de NFCe inutilizadas para a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) deve ser realizado mensalmente através de uma transmissão eletrônica, feita pelo programa emissor de NFCe utilizado pela empresa, utilizando o Certificado Digital para comprovar a identidade do contribuinte.

O que é NFC é inutilizada?

Isso quer dizer que a NFC-e só pode ser inutilizada se a numeração ainda não tiver sido usada em nenhuma nota fiscal, seja ela autorizada, seja cancelada ou denegada.

Como consultar XML Nfc-e?

Como a emissão de uma NF digital precisa do crivo da Secretaria da Fazenda para ser emitida, o arquivo XML também fica armazenado no banco de dados da SEFAZ, sendo possível baixá-lo por meio do Portal da NF-e no site do Ministério da Fazenda, bastando acessar a parte de serviços e clicar em “consultar NF-e completa”.

Onde consultar a recusa da nota fiscal?

Se você optar por fazer a recusa manualmente, será necessário acessar o portal da Secretaria de Fazenda do seu estado e se informar sobre como deve ser o procedimento. Isso porque cada SEFAZ costuma ter uma metodologia para conduzir as Manifestações de Destinatário.

Como verificar a autenticidade da nota fiscal eletrônica?

Verificar a autenticidade da nota fiscal eletrônica (NF-e) faz parte do dia a dia de qualquer organização....Onde pesquisar sobre a validade da nota fiscal?
  1. Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica;
  2. Clique no campo “consulta NF-e completa”;
  3. Digite a sua chave de acesso da NF-e;
  4. Certifique a validade do seu documento.
18 de fev. de 2021

Pode inutilizar Nfc-e?

Uma dúvida que aparece é se a inutilização de NFC-e e o cancelamento são a mesma coisa. A resposta é não! O cancelamento acontece quanto o usuário emite a nota fiscal e depois identifica que dados importantes foram inseridos incorretamente.

Qual o prazo para inutilizar uma Nfc-e?

décimo dia A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e.

Como consultar Nfc-e pelo CNPJ?

Tutorial: como consultar uma NFCe emitida pela sua empresa
  1. Acesse o site da SEFAZ do seu estado. Se você não utiliza nenhum meio de armazenamento da NFCe, precisará fazer a consulta na Secretaria da Fazenda. ...
  2. Preencha os campos necessários. ...
  3. Consulte a NFCe.
16 de fev. de 2021

Como consultar XML da nota fiscal?

Mas você pode utilizar o aplicativo “Monitor de Notas” para obter as chaves das NFe ou CTe que foi emitida para o seu CNPJ ou CPF nos últimos 3 meses e em seguida fazer o download dos xmls nessa página utilizando as chaves encontradas.

Como baixar o XML de uma Nfc-e?

Para fazer download dos xmls de NF-e do mês ou de um período de tempo qualquer, você deve ir ao módulo Armazenamento, na opção Download NFC-e. Você precisa colocar as informações de datas e tipo de notas, e clicar em Baixar.

Onde inutilizar NF-E?

Passo a passo para inutilizar a NFe: Fazer a comunicação da quebra de sequência com a Sefaz até o décimo dia do mês subsequente ao erro. Por exemplo, se a quebra numérica ocorrer em janeiro, você deve informar o Fisco até 10 de fevereiro. Visto isso, é necessário entrar no seu emissor fiscal para cumprir o processo.

Quantas notas posso inutilizar?

Como a faixa a inutilizar ultrapassa o limite de 10.000 números estabelecidos pela Sefaz, para que todos os números sejam inutilizados, é necessário realizar um segundo registro para as numerações que ultrapassar o limite, ou seja, pode-se realizar a inutilização da faixa de 1 a 10.001 e depois da faixa 10.002 a 10.002 ...

Como fazer a recusa de uma nota fiscal eletrônica?

Vamos Recusar uma Nota Fiscal emitida para sua Empresa?
  1. No menu lateral esquerdo, clique no ícone de NOTA FISCAL.
  2. Clique na aba NFES EMITIDAS PELOS FORNECEDORES.
  3. Selecione a Nota Fiscal que deseja recusar.
  4. Clique em RECUSAR NF-E.
  5. Selecione o motivo da rejeição, marcando uma opção: NF-E INCORRETA ou NF-E NÃO RECONHECIDA.
Mais itens...