Para conseguir emitir histórico escolar, é preciso solicitar o documento com antecedência à secretaria da escola onde você cursou o último ano letivo. É importante lembrar que, para que o histórico escolar valha como comprovante de escolaridade, é necessário constar a data de conclusão do curso.
(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), declaro para os devidos fins, sob as penas da lei, que cursei até o oitavo ano do ensino fundamental II, concluído no ano de (informar).
Quando um estudante matriculado na rede pública muda de escola, esse processo é chamado de transferência. Ele pode acontecer porque a família mudou de endereço ou tem interesse em uma escola específica.
Transferir o curso para uma universidade no exterior é algo bem possível, porém trabalhoso. Requer bastante tempo para procurar informações nos sites das universidades, entrar em contato com as instituições, solicitar e selecionar documentos em diversos lugares e enviar. A Daqui pra Fora pode te orientar nessa jornada.
Identificação com o curso É claro que para saber se você está no curso certo é preciso fazer também uma minuciosa análise do curso em si. O problema é que quem entra para a faculdade quer logo conhecer as disciplinas específicas da profissão que escolheu, o que é algo natural.
A seguir, vamos listar alguns sinais comuns:
Neste caso, você pode continuar trabalhando por um tempo (caso precise) e fazer outra faculdade ou curso. Se for possível fazer uma pós-graduação ou especialização e continuar na área, apenas mudar um pouco, seria melhor. Mas caso isto não seja possível, recomece.
O que é transição de carreira: 8 dicas poderosas de como fazer