Qual o valor da constante de tempo de um circuito que possui um resistor de 1kΩ associado em série com um capacitor de 1000μF? Resolução: τ = R x C = 1000Ω x 1000 x 10-6F = 1 segundo. Assim, este capacitor levará 1 segundo para que usa carga acumulada atinja 63% do valor da tensão da fonte.
Como esta corrente é reduzida pelos capacitores, a queda de tensão total é então reduzida de um valor igual a corrente do capacitor multiplicada pela reatância.
Portanto, para dois indutores em série, a indutância equivalente é a soma das indutâncias.
Para a construção de um indutor com núcleo de ar, uma boa ideia é usar um cano de PVC como base para enrolar o fio. O cano não alterará a indutância pois sua permeabilidade é equivalente a do ar. Caso tenha um núcleo de ferrite disponível, o fio pode ser enrolado nele mesmo.
Para calcular a corrente em um circuito indutivo, basta aplicar a Lei de Ohm e substituir “R” por “XL”.
1m de fio de cobre esmaltado com diâmetro equivalente a 1mm; Duas pilhas grandes de 1,5V; 5 pregos de ferro pequenos. Raspe com uma faca as extremidades do fio de cobre, o tamanho deve ser suficiente para que haja contato entre ele e a pilha.
A força magnética é um tipo de força entre objetos ferromagneticos, que atua mesmo que não estejam em contato, tal como a força gravitacional e a força elétrica. Pode ser atrativa ou repulsiva, o que fez com que fosse confundida com a força elétrica anteriormente a 1600.
Podemos determinar o sentido do campo magnético em torno do fio condutor através de uma simples regra conhecida como regra da mão direita. Nesta regra usamos o polegar para indicar o sentido da corrente elétrica e os demais dedos indicam o sentido do campo magnético.