O Tietê cruza a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1 136 quilômetros ao longo de todo o interior do estado, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. ... Atualmente, o rio é utilizado para abastecimento de água da população de diversas cidades, como Araçatuba.
São Paulo perdeu o Tietê como espaço para ser frequentado pelo público. A poluição aumentou, assim como a distância entre o cidadão e a referência do rio como patrimônio natural. Mas nem por isso ele deixou de ser um importante ecossistema para a região, como afirma o especialista Mucci.
Além disso, os fatores que mais prejudicam a qualidade da água são os resíduos industriais e o esgoto doméstico. No caso do rio Tietê, que recebe também as águas do rio Pinheiros, foram identificadas altas concentrações de fósforo, nitrogênio amoniacal, DBO e detergentes.
O NOME TIETÊ O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.
Ao contrário da maioria dos rios, que correm em direção ao mar, o Tietê corre no sentido leste-oeste.
Segundo o motorista, no local dá para fisgar tilápias, lambaris e também caboje (uma espécie de cascudo). Desde a descoberta do lugar, o motorista vai quase que diariamente pescar. ... “Até onde sei, o lugar onde o Timóteo pesca tem a água limpa.” Disse ainda que nunca passou mal por conta da ingestão dos peixes de lá.
E não é uma paisagem agradável: o cheiro de esgoto, o aspecto sujo e a falta de vida aquática tornam evidente que o maior rio do Estado está morto no trecho em que passa pela região metropolitana. ...
No estirão metropolitano de São Paulo, o rio encontra-se com leito artificial, numa extensão de 26Km, em um canal com largura de 45m, largura esta aumentada para 56m após a confluência com o rio Tamanduateí; a profundidade normal do canal é de 5,7m.
O Pinheiros, cuja profundidade pode chegar a apenas um metro, tem 25 rios afluentes, como o Antonico, o Itapoquera, o Água Espraiada, o Olaria, o Cocaia e o Apucas.
Fica limpo na Barra Bonita a aproximadamente 450km da nascente e daí para frente o rio mostra só alegria e beleza até a foz na cidade de Itapura a 318m de altitude, onde deságua no Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.
20 metros
Serra do Mar
Seu nome, em sua língua de origem, o tupi, quer dizer “rio de muitas voltas”. E seu caminho original é fiel ao nome que os índios lhe concederam. ... As casas cujos fundos abriam-se para o Rio Tamanduateí tinham escadarias onde os moradores atracavam seus barcos e pescavam.
"Tamanduateí" é um termo de origem tupi que significa "rio dos tamanduás verdadeiros", através da junção dos termos tamandûá (tamanduá), eté (verdadeiro) e 'y (rio). Ou seja, o "rio dos tamanduás-bandeiras".
Grajaú: Significa "rio dos carajás”. Nome toponímico de origem indígena, esse é o nome de um distrito do município de São Paulo. ... Os carajás pertencem a uma tribo indígena que vivem nas mediações do rio Araguaia. Há nomes de lugares que passam a ser utilizados como sobrenomes e, muitas vezes, tornam-se prenomes.
O nome Jabaquara vem do tupi guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha ou buraco. Essa região, que pertencia a uma das sesmarias do Padre José de Anchieta, era, nos tempos da escravidão, uma mata deserta que servia de abrigo para os escravos fugidos.
A instalação de Marcius Galan parte de uma das possíveis origens da palavra Morumbi, o tupi Mará-obi, que significa lugar de lutas, peleja oculta, cilada.
Butantã – Do Tupi-Guarani: bu (ibi) = terra; tatã (atã, tantã) = muito duro.
Jurubatuba – Trata-se de uma palavra de origem tupi-guarani e que faz referência a um rio que nasce em Paranapiacaba e deságua na ilha de São Vicente, na cidade de Santos. ... Tremembé – Outra palavra de origem indígena que significa “água boa para a saúde, água afamada” ou, também pode significar, “lugar encharcado”.
ju·ru ru. [Brasil] [ Ornitologia ] Designação comum a diversas aves trepadoras da família dos psitacídeos, que imita muito bem a voz humana e outras, cujo macho adulto é geralmente verde.
Furnas é o plural de furna. O mesmo que: catacumbas, algares, antros, cavernas, cavidades, covas, covis, grutas, lapas.
O nome jaçanã tem origem na língua tupi e significa pássaro muito alerta, ou ainda pássaro barulhento.