Não existe um tratamento específico para o estresse infantil, o que deve ser feito é identificar o que está estressando a criança e diminuir as atividades. Além disso, é preciso deixar a criança se desenvolver para que na fase adulta não sinta dificuldade diante dessas situações.
O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.
Como enfrentar e tratar a Insegurança Emocional?
Se a conversa parece estar presa no negativo, redirecione-a para algo positivo que você vê nela ou para um tema neutro. Tente elogiá-la por conta de algo ou, ainda, fale sobre assuntos de interesse mútuo, como filmes, esportes ou outras atividades.
Um indivíduo emocionalmente inseguro geralmente apresenta os seguintes sintomas, entre outros:
É importante esclarecer que aceitar é diferente de se conformar, resignar e ser passivo. Aceitar é permitir vivenciar a emoção e não relutar contra ela. Envolve não tentar mudar a forma como estamos nos sentindo, mas permanecer em contato com seus sentimentos e aceitá-los pelo que são.
Mas cuidado: um deles pode ser contraproducente.