Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
A fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono.
Fases da fotossíntese Fase fotoquímica ou fase clara (Figura A e B) Essa etapa ocorre nos tilacóides dos cloroplastos e há necessidade de energia luminosa, que são absorvidas pelos pigmentos da antena. ... Essa etapa ocorre no estroma dos cloroplastos e não há necessidade direta da luz.
A Fase Escura da Fotossíntese: Ciclo de Calvin e ciclo das pentoses. A Fase Escuta também é chamada derfase independente de luz. Mas, apesar de receber esses nomes é uma fase da fotossíntese que depende indiretamente da luz. ... No tilacoides ocorre a fase clara da fotossíntese e a fase escura ocorre no estroma.
Fase escura ou química (ou enzimática) Aqui ocorrem as reações químicas que não dependem da luz. Essa fase acontece no estroma dos cloroplastos. Vimos que a fotossíntese produz glicose e oxigênio.
As variações nas produções das diferentes culturas são explicadas através do metabolismo do CO2 que ocorre de maneira diferente em gramíneas tropicais. Esse metabolismo de fixação de CO2 conhecido como ciclo C4, possibilita às gramíneas tropicais o dobro de eficiência fotossintética das gramíneas de clima temperado.
Por isto, as gramíneas C4 tendem a se beneficiar de suas vantagens em relação às C3 em condições extremas, para invadir regiões mais áridas do planeta como os desertos australianos, as savanas africanas e americanas e os campos de gramíneas do noroeste da América do Norte.
O pseudocolmo também merece destaque no estudo das características estruturais das plantas forrageiras, pois é formado pelo conjunto das bainhas das folhas completamente expandidas de um perfilho.
O pasto é formado por uma população de plantas, ou seja, conjunto de perfilhos. O perfilho é um conjunto de fitômeros. O fitômero é formado por uma lâmina foliar e sua bainha, nó, entrenó e sua gema axilar.
O perfilho é a unidade básica de crescimento das gramíneas. Pastos de gramíneas são formados por uma população de plantas individuais formadas por perfilhos e a densidade de perfilhos pode ser influenciada pelo manejo do pastejo.