A contração do miocárdio é iniciada por um potencial de ação, ou seja, uma corrente elétrica que causa a liberação de cálcio que estava estocado no retículo endoplasmático para o citoplasma das células.
O coração está centralizado na cavidade torácica entre os dois pulmões em um espaço denominado como mediastino. A ritmicidade cardíaca é fundamental para o controle da pressão arterial e nutrição adequada de todas as células do corpo humano.
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária.
Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.
Frequencia Cardíaca de Treinamento (FCT): Uma das principais informações que o médico pode fornecer para o Educardor Físico com objetivo de se criar o programa de atividade física individualizado.
A frequência cardíaca de recuperação é a diferença entre a frequência cardíaca do exercício e a frequência cardíaca dois minutos após a interrupção do exercício.