A serotonina atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor e, por isso, baixos níveis desta molécula podem causar ansiedade e levar à depressão.
Sintomas de Síndrome da serotonina
A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.
8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da felicidade
Serotonina é um marcador tumoral útil no diagnóstico da síndrome carcinóide | Revista Médica Ed. 9 - 2005. Sintomas diversos, tais como rubor facial, cólicas, diarréia e broncoespasmo, são encontrados nessa condição.
Serotonina - R$70,20 à vista - Labi Exames.
“A corrida ajuda sim na liberação de endorfina, principalmente por ser uma actividade aeróbica, ou seja, de média intensidade e de longa duração. Após 30 minutos de actividade o corpo começa a liberar este hormônio, que está ligado à sensação de prazer por causa da acção cerebral.”, comenta Staduto.
A endorfina é um neuro-hormônio, ou seja, uma substância natural, produzida pela glândula hipófise, presente no cérebro. Ela inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e de felicidade.
Em linhas gerais, essa substância é um neuro-hormônio produzido pela glândula hipófise e que é liberada pelo cérebro para a corrente sanguínea do corpo aumentando as produções de hormônios responsáveis por gerar energia e felicidade, como a adrenalina e o cortisol.
A melhor maneira para liberar todos os hormônios do quarteto da felicidade é praticar atividades físicas regularmente. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são excelentes para aumentar a produção dessas substâncias pelo cérebro, principalmente a serotonina.
A noradrenalina ou norepinefrina é um hormônio e também um neurotransmissor do sistema nervoso simpático. Ela é produzida na medula da glândula suprarrenal, sendo liberada diretamente na corrente sanguínea. Também pode ser secretada por neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático.