Rogers é considerado um representante da psicologia humanista e da corrente humanista em educação. Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.
RESUMO A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado.
Abraham Maslow e Carl Rogers: os precursores da Psicologia Humanista. Psicólogo americano e considerado até os dias atuais como o pai do movimento humanista, Abraham Maslow dedicou sua vida acadêmica para compreender a existência humana.
O homem concreto é objeto da Psicologia: A Psicologia deve buscar compreender o indivíduo a partir da inserção desse homem na sociedade. O indivíduo só pode ser realmente compreendido em sua singularidade, quando inserido na totalidade social e histórica que o determina e dá sentido a sua singularidade.
O Movimento Humanista é uma corrente de opinião formada por pessoas que concordam em pontos básicos sobre o ser humano e que visam orientar e criar ações para desenvolver mudanças positivas no indivíduo e na sociedade.
O objetivo da terapia humanista é propor confrontos e questionamentos que levem o indivíduo a refletir sobre o seu “eu ideal” e sua autoimagem, buscando a congruência, pois é o indivíduo que possui o controle do processo terapêutico.
A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável.
O objeto de estudo da Psicologia Humanista, sendo os processos e experiências distintamente humanos, apresenta dificuldades maiores ainda. ... Mas o objeto da Psicologia Humanista (o significado da experiência humana), não é passível de quantificação, ele somente possui aspectos qualitativos.
Quais as principais abordagens da Psicologia?
A psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica, é a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung. Essa vertenteda psicologia busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.
Os psicólogos clínicos estudam casos de forma aprofundada tendo por base a anamnese, a introspecção, a observação de comportamento, a associação livre (dependendo da sua abordagem teórica), podendo também utilizar vários outros métodos qualitativos.
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Diagnostica, previne e trata doenças mentais distúrbios emocionais e de personalidade. Estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, elucidando conflitos durante tratamento.
Quais são as atribuições e a importância do psicólogo escolar?
O papel do psicólogo organizacional