O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos.
Metalismo: o metalismo consistia na medida utilizada para se saber o quanto uma nação estava rica ou não. O acúmulo de metais era sinal dessa riqueza.
Resposta. Resposta: sistema monetário em que o valor da moeda nacional é definido legalmente como uma quantidade fixa de determinado metal, esp. o ouro e a prata, com valor de troca fixo entre o metal e o dinheiro.
Dias & Rodrigues (2010) destacam que os principais traços comuns a toda política mercantilista foram: o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo alfandegário, a intervenção do Estado na ordem econômica, o monopólio e o colonialismo. O metalismo configura-se como a essência da atividade econômica.
Nos séculos XVI e XVII os países que adotaram política do metalismo visavam o fortalecimento do absolutismo vigente, donde os poderes estavam centralizados na figura do Rei. Isso explica a busca incessante pelos metais preciosos a partir das grandes navegações comerciais e as conquistas além-mar pelos países ibéricos.
Metalismo, também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos. Sua teoria remete ao período da Idade Moderna (séculos XV a XVIII), onde o metal era valorizado como moeda de troca, muitas vezes sendo confundido como moeda ou capital.
Olá! O mercantilismo é a ideia econômica que tem por fundamento o incentivo à acumulação de riquezas, principalmente riquezas em forma de metais preciosos, como é o caso do Ouro e da Prata. ... A Colonização da América, portanto, tinha por essência a vontade das nações Europeias de acumular riquezas.
Metalismo é o princípio econômico de que o valor do dinheiro deriva do poder de compra da mercadoria sobre a qual está baseada. A moeda em um sistema monetário baseado em metais, pode ser feita a partir da própria commodity (mercadoria-dinheiro) ou usar representações como as notas resgatáveis em lugar da mercadoria.
O Colonialismo é a politica de poder que uma autoridade exerce sobre um determinado território. ... O Mercantilismo visa abrir mercados e expandindo sua área de atuação e o Colonialismo faz com que os países fiquem sob tutela desses países dominados.
A união do absolutismo, no âmbito político, e mercantilismo, no âmbito econômico formou o chamado Antigo Regime, que se opunha ao regime imposto após a Revolução Francesa. O absolutismo centralizava todo o poder no soberano, e o mercantilismo, na intervenção do Estado na economia.
Mercantilismo e sua relação com o tráfico de escravizados. A expansão marítima impulsionou a Transnacionalização da cultura e da economia no mundo. moderno, alterando o mundo do trabalho e deslocando populações no mundo. Para compreender esse evento é necessário analisar o capital mercantil e a relação com o tráfico.
riqueza nacional é o saldo de que eh exportado pelo que eh importado. naquela epoca se visava mais exportar bastante e importar menos, para assim ficar com um saldo de riquezas elevado, caracterizando um pais rico.
A riqueza líquida nacional, também conhecida como patrimônio líquido nacional, é a soma total do valor dos ativos de uma nação menos seus passivos. ... A riqueza nacional pode flutuar, como evidenciado nos dados dos Estados Unidos após a crise financeira de 2008 e a subsequente recuperação econômica.
Foram muitas causas que causaram o mercantilismo, entre eles: fatores econômicos, razões ideológicas étnicas, além do crescimento da população europeia. E uma das principais consequências foi, a montagem do sistema de exploração colonial, que assim sendo marcou a colonização e a conquista de regiões da África...
O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. ... O Estado adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas protecionistas, e em particular estabelecendo barreiras tarifárias e medidas de apoio à exportação.