Casa decimal O número decimal tem 5 casas decimais. Observe que no exemplo ao lado existem 5 algarismos (3,4,5,6, e 3 novamente) após a vírgula, formando os números: 0,3; 0,04; 0,005; 0,0006 e 0,00003 .
Zeros à esquerda de um número não são algarismos significativos. Por exemplo: 0012 tem 2 algarismos significativos, ou 0,0001 tem apenas um algarismo significativo. Zeros à direita de um número são algarismos significativos. Por exemplo 3,10, que possui 3 algarismos significativos.
0,1; 0,01; 0,001 são números decimais, por exemplo, assim como 13,4. A vírgula é responsável por separar a parte inteira da decimal. Por exemplo, em 0,001, o 0 que está antes da vírgula é a parte inteira, e tudo que vier após, nesse caso, 001, é a parte decimal.
Os números que estão na parte esquerda do separador decimal, são a parte inteira do número. Estes números representam unidades inteiras, exatamente como fazem os números inteiros.
Quando as pessoas escrevem algum valor em reais, elas tendem a utilizar a vírgula como separador decimal dos centavos. Já quando escrevem algum valor em dólares, tendem a utilizar o ponto como separador decimal.
A vírgula é um sinal de pontuação que exerce três funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; impedir qualquer ambiguidade.
O conjunto dos números racionais é formado por todos os elementos que podem ser escritos na forma de fração. Assim, se o número pode ser representado por uma fração, então ele é um número racional.
Denominamos número racional o quociente de dois números inteiros (divisor diferente de zero), ou seja, todo número que pode ser colocado na forma fracionária, em que o numerador e denominador sao números inteiros.