EQST

Quantos Tomos Tem O Cloro?

Quantos átomos tem o cloro?

O cloro é um elemento da família 7A, série dos halogênios, e possui número atômico igual a 17 e 35,45 u de massa. É um não metal muito reativo e, por suas diversas combinações moleculares, tem uma vasta utilidade industrial.

Para que serve o cloro na tabela periódica?

É utilizado na fabricação de produtos para tratamento de água, e na fabricação do ácido clorídrico, principalmente. Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl.

Como o cloro é representado na tabela periódica?

Cloro na tabela periódica O cloro é representado pelo símbolo “Cl”. Na tabela periódica localiza-se na família 7A, por isso integra a família dos halogênios. Possui sete elétrons em sua camada de valência.

Quantos nêutrons tem o elemento cloro?

20 O átomo de cloro apresenta 20 nêutrons. O átomo de cálcio também apresenta 20 nêutrons.

Quais são as aplicações do cloro?

Aplicações
  • Branqueamento de papel e tecidos com o uso de dióxido de cloro (ClO2).
  • Tratamento da água, a adição de cloro torna a água potável e própria para o consumo humano. ...
  • Desinfecção de água de piscinas e de resíduos industriais, pois o cloro é capaz de matar microrganismos.
Mais itens...•13 de jul. de 2019

Qual é a configuração eletrônica do cloro?

[Ne] 3s² 3p⁵ Cloro/Configuração eletrônica

Porque o cloro explode?

O cloro, especificamente, deve ser guardado em local arejado e protegido do sol, pois a mistura de produtos químicos envolvendo cloro e condições externas como umidade e temperatura, podem causar explosões.

Quantos elétrons tem um cloro?

Mais 50 linhas

Qual é o Isótono do u238?

Urânio é um elemento químico da Tabela Periódica representado pelo símbolo U, cujo número atômico é 92 e pertence a família dos actinídeos. Trata-se do elemento com o núcleo atômico mais pesado existente na natureza. Os isótopos mais conhecidos do urânio são: 234U, 235U e 238U.

Como descobrir as camadas eletrônicas?

Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.Mais 3 linhas

Como é feito o gás cloro?

O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial. Ele provoca irritações na garganta e lacrimejamento.

Como extrair o cloro?

Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal. Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore.

Onde encontramos o cloro no dia a dia?

Onde podemos encontrar o cloro? – uma das principais ocorrências do cloro na Terra é na forma de cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha). – outros minerais também contém cloro em sua composição; como por exemplo a minetita, cloroargirita, silvita e piromorfita.

Como o cloro mata a bactérias?

Mas você sabe como o cloro mata as bactérias, ou melhor, como ele atua como desinfetante da água? Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação. ... As aplicações de cloro não param por aí!

Por que o cloro atua como um poderoso oxidante?

Tem a maior afinidade eletrônica, e a terceira maior eletronegatividade de todos os elementos reativos. E por esta razão, o cloro é um forte agente oxidante.