Os porcos-espinhos são divididos em duas famílias, os do novo mundo, que pertencem à família Erethizontidae e do velho mundo que pertencem à família Hystricidae.
O único Bioma brasileiro em que os porcos-espinhos não ocorrem são os Pampas, no sul do Brasil. No entanto, por ser um animal essencialmente arborícola, prefere as regiões florestadas dos Biomas em que ocorre.
Há muitos truques caseiros para afugentar javalis à base de cheiros: colocar cabelo humano, pontas de tabaco, naftalina, pendurar trapos com colónia ou molhados em urina de lobo sintetizada, … O problema é que estes truques são de curta duração.
Com os equipamentos adequados é possível realizar um bom controle. Caçar javali a noite é a melhor opção para pessoas que não dispõe de muito tempo, recursos ou moram longe da área de caça.
Se você encontrar um javali em sua aventura, a dica do site Survive the Coming Collapse é tentar se afastar sem fazer movimentos bruscos. Caso seja preciso, suba em uma árvore, e, se o animal não se afastar, existem boatos de que eles tem pavor do cheiro de urina.
A potência do cartucho é mais do que necessária para lidar com o javali. Uma das mais populares entre os caçadores é a Mossberg calibre 12, importada pela CBC. A espingarda semiautomática, que custa cerca de R$ 8 mil, é capaz de realizar tiros rápidos e múltiplos sem qualquer tipo de bombeamento.