Felinos selvagens do Brasil: conheça as 9 espécies que aqui habitam
Espécies de felinos brasileiros mais conhecidas
Apesar de ser uma característica marcante dos felinos, nem todos esses animais conseguem miar. Segundo a organização WWF, quatro espécies são incapazes de produzir o característico som: tigre (Panthera tigris), leão (Panthera leo), onça-pintada (Panthera onca) e leopardo (Panthera pardus).
Um gato miando muito é indicativo de que algo está incomodando o pet. Assim, a melhor forma de ajudar é criando uma rotina saudável, que busque atender às necessidades do bichano. A Dra. Renata listou algumas práticas que todo tutor deve adotar.
Razões de miados excessivos Como falamos aqui no começo, o principal motivo pelo qual nossos gatos, muitas vezes miam tanto é por busca de atenção. Seja para pedir comida, carinho, te acordar, cumprimentar quando você chega em casa, etc.
O miado longo geralmente indica que o pet está com algum incômodo. É comum, por exemplo, que o peludo solte miados longos quando está com fome, precisa usar o banheiro ou está desejando uma boa dose de carinho. Se não encontrar motivos aparentes para o desconforto do bichano, talvez ele esteja manifestando dor.
Quando os músculos da laringe se inflamam e se incham, o gato pode começar a miar estranho ou até ser incapaz de emitir o som característico do miado por mais que tente articular sua boca para fazê-lo. Na maioria dos casos, a rouquidão desaparece naturalmente em três ou quatro dias.
Muitos gatos miam para pedir comida ou atenção, outros miam quando querem ser acariciados ou escovados. Por essas situações, o seu gato pode associar o reforço positivo seguido do miado. Ou seja, o seu gato aprendeu que depois de miar haverá sempre uma recompensa. Seja comida, um novo brinquedo ou uma carícia.
Soluções para conseguir que deixe de miar
A verdade é que a natureza é a grande culpada para esse comportamento crônico nos gatos. O relógio biológico deles é programado para despertar quando os primeiros raios de sol surgem no horizonte. Dependendo da hora em que nasce o sol, os gatos podem acordar mais cedo ou mais tarde.
O gato miando pode significar muitas coisas, entre elas que está com fome, dor, raiva, indicar a outros felinos que se está no cio e até para pedir carinho. Alguns cientistas dizem que gatos podem possuir até 70 tipos de miados diferentes!
Existe um som vibratório muito semelhante ao ronrono, que aparece em situações em que o gato está observando fixamente alguma coisa de seu interesse. Esse barulhinho não significa felicidade, ele na verdade representa a excitação ou frustração do animal naquele momento perante o que está em sua frente.
Mas por que os gatos ronronam? Normalmente, o “barulho de motorzinho” como é conhecido popularmente está relacionado a momentos de prazer ou situações que os deixam confortáveis. Quando o gatinho repousa em seu colo e começa a ronronar, ele está demonstrando o quão feliz está e o quanto gosta de você.