Quantos Tipos De Conectivos Existem?

Quantos tipos de conectivos existem

Os conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. Eles também recebem o nome de conectores ou articuladores do discurso.

Plano de estudos para o Enem 2020

Fizemos AQUI uma lista bem completa para você usar como material de consulta sempre que estiver treinando sua escrita. 😉

Os conectivos são essenciais para interligar frases, períodos, orações e parágrafos, a fim de apresentar seus argumentos ao leitor. Alguns exemplos são: conjunções, advérbios e pronomes. Mas, como saber quando usá-los corretamente? Afinal, existem muitos tipos de conectivos, que devem ser aplicados em situações distintas.

Os conectivos são termos ou palavras que desempenham um papel fundamental na língua portuguesa, pois são responsáveis por estabelecer conexões e relações lógicas entre as palavras, frases, orações e parágrafos em um texto.

O que são conectivos?

<strong>O que são conectivos?</strong>

Eles estabelecem a conexão entre as palavras, frases e orações que compõem um texto e funcionam como elementos de ligação entre as ideias, permitindo que as informações apresentadas sejam claras e organizadas de maneira lógica.

Essas palavras ou expressões são essenciais para a coesão e coerência de um texto, uma vez que permitem a articulação entre ideias e informações apresentadas. Existem diversos tipos de conectivos, cada um com uma função específica. 

Lista de conectivos

A tabela seguinte apresenta diversos exemplos de conectivos, usados para expressar sequência, conclusão, adição, certeza, dúvida, finalidade, alternância, hipótese,…

Existem diferentes tipos de conectivos, que são classificados conforme a relação que estabelecem entre as frases e orações, ou seja, se expressam finalidade, conclusão, oposição, causa, continuidade...

Como usar conectivos na redação?

Como usar conectivos na redação?

Exemplo: O vôlei é um esporte coletivo que incentiva a cooperação. Além disso, pode ser jogado em ambiente interno ou externo.

Além disso, já há o estigma do machismo na sociedade brasileira. Isso ocorre porque a ideologia da superioridade do gênero masculino em detrimento do feminino reflete no cotidiano dos brasileiros. Nesse viés, as mulheres são objetificadas e vistas apenas como fonte de prazer para o homem, e são ensinadas desde cedo a se submeterem aos mesmos e a serem recatadas. Dessa maneira, constrói-se uma cultura do medo, na qual o sexo feminino tem medo de se expressar por estar sob a constante ameaça de sofrer violência física ou psicológica de seu progenitor ou companheiro. Por conseguinte, o número de casos de violência contra a mulher reportados às autoridades é baixíssimo, inclusive os de reincidência.”

Esses são apenas alguns exemplos de cursos de graduação na área de língua portuguesa, mas existem diversas outras opções de cursos em diferentes instituições de ensino superior. Conheça algumas instituições que oferecem essas formações, com desconto nas mensalidades:

Como utilizar os conectivos na redação?

Bem utilizados, os conectivos fazem com que o texto ou a fala seja mais facilmente compreendida. Para entender mais sobre essas palavras essenciais, confira uma lista de conectivos textuais!

Sem os conectivos, as informações apresentadas no texto poderiam ficar soltas e desconexas, dificultando a compreensão por parte do leitor. Por exemplo, se não houvesse o conectivo “e”, que serve para estabelecer relação de adição, as informações apresentadas no texto poderiam parecer desconexas e não formar um conjunto coeso.

Tipos de conectivos

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Você precisa dos conectivos para se comunicar, sabia? Eles são palavras ou expressões que têm a função de conectar termos ou orações em um discurso, criando relações de sentido entre elas. 

Ao permitirem a conexão das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando estruturar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Na redação do Enem, o uso adequado de conectivos é fundamental para estabelecer uma estrutura coesa e coerente, além de mostrar a capacidade de articulação das ideias. Aqui estão algumas dicas de como utilizar conectivos de maneira eficiente:

Um tipo de palavra que confere maior fluidez à frase é o conectivo. Dessa forma, conectivos são palavras ou expressões que interligam frases, períodos, orações ou parágrafos. Normalmente, a conjunção realiza a função de conectivo, além do advérbio e pronome.

E aí, gostou do nosso artigo sobre como usar os conectivos na redação Enem? Agora, para conquistar a tão sonhada nota 1000, confira o nosso artigo sobre como fazer uma boa redação!

Viagem ou viajem: qual a diferença?

 Viagem ou viajem: qual a diferença?

Os conectivos podem ser classificados em dois grupos principais: os conectivos coordenativos e os conectivos subordinativos. Os coordenativos ligam elementos de mesma hierarquia gramatical, como palavras, orações independentes ou frases.

Como você pôde perceber, a competência IV avalia a capacidade do participante de articular uma argumentação por meio de mecanismos linguísticos, como conjunções, advérbios e pronomes. Esses são os conectivos, que ajudam o leitor a compreender a relação de sentido entre as partes do texto, garantindo, assim, a coesão textual.

Não adianta usar uma série de conectivos sem pensar no significado. Por exemplo, se você usa o conectivo “porém”, que faz contradição, no lugar de “ademais”, que tem valor de soma, o sentido muda completamente, o que pode comprometer sua redação. Portanto, conheça bem o sentido dos conectivos para usá-los adequadamente a aprender a como fazer uma boa redação.