O bloco de cerâmica 9x19x19 (tijolo baianinho) tem um rendimento de 25 peças por metro quadrado quando utilizado com a largura de 9 cm.
não e difícil, se sabe que 16 tijolos 20x30 e 1m2 tem que calcular o total de m2 em toda casa que vc vai achar a quantidade certa. Se entendi sua pergunta, vc tem que ter altura do pé direito e dimensão de cômodos para fazer o calculo médio de tijolos.
Basta calcular a área do pátio e dividir pela área de cada lajota. O detalhe é que as medidas tem que estar na mesma unidade.
Para calcular o metro quadrado do piso, deve-se considerar a seguinte regra:
Neste caso, um tijolo 6 furos no tamanho 9 cm x 14 cm x 29 cm ocupa 0,0406m² (altura x comprimento: 0,14*0,29=0,0406), ou seja, dividindo 1 m² por 0,0406m² chegamos a conclusão que para construir 1 m² de parede você vai gastar 23 tijolos na posição cutelo ou 33 peças na posição deitado.
O bloco cerâmico /b>, conhecido como tijolo baianão, têm um rendimento de 16,5 peças por metro quadrado, reduzindo em quase 50% a quantidade se comparado ao bloco cerâmico de vedação 11,5x14x24.
A ideia é muito simples. Meça a área do tijolo (altura x comprimento). Em seguida, você divide 1m2 pela área de cada tijolo. O resultado desse cálculo será a quantidade de tijolos necessários por metro quadrado!
Por exemplo: você tem um quarto com 3 x 3 m = 12 m de perímetro + um banheiro de 2 x 5 = 14 metros de perímetro --> totalizando 26 m de perímetro. sendo assim, para uma parede de 3 m de altura seriam 78 m² de superfície, usando tijolos de 20 x 30 cm seriam necessários 1.
24 Peças por metro quadrado.
Tijolo Baiano ou Tijolo de Furo É recomendado comprar 30 por cento a mais do que o necessário, pois o material tem uma alta taxa de desperdício e quando não está cimentado, quebra com facilidade. Pode ter 6, 8 ou 9 furos, sendo o de 9 o mais resistente.
Descubra qual é o melhor tijolo para sua construção
a) Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais, porque a mão de obra executa a alvenaria mais rapidamente. b) É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao gerado pelo tijolo baiano.
Há, no mercado, diversas opções de bloco para alvenaria estrutural, elemento importantíssimo por definir a resistência da estrutura e a coordenação modular de projetos de arquitetura e engenharia. Na construção civil, o bloco de concreto e o bloco cerâmico são os mais utilizados.
Tijolo cerâmico
No mercado o valor do tijolo é mais barato que o bloco de concreto, o que não significa economia. ... Por não suportar cargas estruturais, o tijolo só pode ser usado como vedação, sem contar que sua taxa de quebras é muito grande.
Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais porque a mão-de-obra executa a alvenaria mais rapidamente. É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao tijolo baiano.
O tijolo baiano é o mais barato e o menos resistente, ele não aguenta muito peso, por isso, é usado somente para fazer vedação. Já o bloco de concreto rende mais, pois não quebra com facilidade, tem um formato maior e melhor, fazendo com que o trabalho seja mais fácil e rápido, economizando tempo e dinheiro.