Este artigo, dedicado ao Santo Rosário, não poderia ser iniciado senão com um comovente testemunho de São João Paulo II sobre a prática da recitação diária desta oração. A contemplação dos mistérios do Rosário, aliás, pode ser considerada por cada um de nós como um autêntico caminho de santificação, afirma o próprio São João Paulo II. Eis o testemunho:
Já para quem tem dúvidas sobre os termos, terço e rosário, a diferença é relacionada basicamente com tamanho das orações presentes em um e no outro. Rosário se caracteriza completo conjunto dos mistérios todos da vida do Cristo que católicos devem contemplar. Terço se resume uma parte deste rosário, que os fiéis escolhem para rezar em certos dias da semana.
É muito importante para o jovem da Igreja Católica saber como rezar o santo rosário, de forma correta para atingir graças. Assim, conquistando o que quer com ajuda divina através deste símbolo católico forte.
Pensando nisso, o Papa São João Paulo II, de maneira muito pedagógica, sugeriu (não impôs) que cada um dos mistérios fosse rezado em dias específicos da semana. Sendo assim, a divisão ficou da seguinte forma: segunda-feira e sábado (Mistérios Gozosos), terça e sexta-feira (Mistérios Dolorosos), quarta-feira e domingo (Mistérios Gloriosos) e quinta-feira (Mistérios Luminosos).
Para nos ajudar, São Luís ainda dá uma dica. Ele pede que, antes de iniciarmos a oração, coloquemos o nosso coração na presença de Deus e acreditemos piamente que a Virgem Maria, juntamente com seu Filho Jesus, estão olhando para nós. A cada Ave-Maria bem rezada, nosso bom Anjo da Guarda recolhe-as como que recolhessem rosas para fazer uma coroa para Jesus e Maria.
O rosário ajuda a fazer estes passos iniciais, fazendo de Deus a maior prioridade na vida. A irmã Lúcia, de Fátima disse sobre o rosário: “Não há problema, por mais difícil que seja, seja temporal e, sobretudo, espiritual: seja referente à vida pessoal de cada um de nós ou à vida de nossas famílias, do mundo ou comunidades religiosas, ou à vida dos povos e nações; não há problema, repito, por mais difícil que seja, que não possamos resolver agora com a oração do santo rosário”.
Depois de anunciar o primeiro mistério, reza-se um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Ao concluir as dez Ave-Marias, reza-se novamente o “Glória ao Pai” como mencionado acima. Em seguida, reza-se uma oração que a própria Virgem Maria pediu para que rezássemos por ocasião de suas aparições em Fátima, Portugal. Eis a oração:
Não existe uma regra ou uma imposição para a oração diária desses mistérios do Santo Rosário. Cada fiel poderá estabelecer, segundo as suas possibilidades, a forma como se encaixa melhor à sua vida. Por exemplo, aqueles que puderem, podem rezar os quatro mistérios do Santo Rosário a cada dia. Quem não possui essa disponibilidade, pode rezar um único mistério (terço) por dia. O mais importante é a fidelidade na oração diária.
Antes, o Santo rosário possuía 150 Ave Maria, com o terço contemplando 50. Assim, tratava-se da terça parte, assim sendo denominado terço. Para 2002, foram instituídos os mistérios luminosos pelo Papa São João Paulo II, a inserir mais 5 dezenas.
Segundo uma explicação enormemente difundida, a oração do Rosário foi inspirada na vida dos monges. Os fiéis leigos, ao observarem a prática da oração contínua dos 150 salmos que os monges realizavam dentro dos mosteiros e conventos, passaram a querer imitá-los de alguma forma. Como muitos não sabiam ler ou não dispunham de tempo suficiente para cumprir esta prática monacal, em vez de 150 salmos, esses fiéis passaram a rezar 150 Ave-Marias.
Em seguida, segurando a cruz do terço, reza-se o “Creio” da seguinte maneira:
Aqui é possível acrescentar a quantidade de 1 ou mais jaculatórias que preferir. Jaculatórias se caracterizam orações ou invocações muito breves, um exemplo, “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós”.
Quanto mais rezar o rosário, mais desejará rezar o rosário. A graça da disciplina é forjada nestes momentos quando aquieta a mente para se concentrar, reza mesmo quando está cansado, ou troca o celular pelo rosário antes de dormir.
Estas ações de disciplina afetam todas as áreas da vida. A disciplina é como exercício, não se pode apenas se tornar um corredor de maratona na primeira corrida. Mas pode se desenvolver para isso ao longo do tempo.
“Infinitas Graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomarmos debaixo do vosso poderoso amparo. E para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha”:
Conta-se que a oração do Santo Rosário não surgiu com a estrutura tal qual se encontra nos dias de hoje. Ao longo dos séculos, essa antiga prática de oração foi sofrendo diversas transformações ao mesmo tempo em que ia sendo difundida entre os cristãos católicos de todo o mundo. Cabe recordar que esta singela oração jamais encontrara resistências entre os católicos, ao contrário, sua simplicidade cativante sempre atingiu o coração e a vida dos fiéis que buscavam uma espiritualidade verdadeira, aquela que os apontasse para o céu.
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o Santo Rosário, chegou o momento de praticarmos. Antes de dar início a oração propriamente dita, pode-se fazer um breve momento de entrega de suas intenções, talvez um pedido, um agradecimento, a apresentação das intenções. Esse momento pode ser bem espontâneo, porém, existem várias orações de oferecimento já compostas, por exemplo:
Passa-se, então, para a 1ª das três contas menores do terço. Em cada uma dessas contas, reza-se uma Ave-Maria dando um total de três Ave-Marias. É comum oferecer cada uma dessas Ave-Marias às pessoas da Santíssima Trindade, ou seja, uma Ave-Maria para o Pai, outra para o Filho e a última para o Espírito Santo. Esta oração se reza assim:
Depois de concluir o quinto mistério, o terço já se encaminha para o seu fechamento. Reza-se para concluí-lo a antiquíssima oração da “Salve-Rainha”, que comumente é precedida por uma breve oração de agradecimento. Então, fica assim:
Um dos maiores símbolos para a Igreja Católica é o terço. Com ele, o fiel pode por as intenções dele e também fazer pedido para o que deseja aos céus. É engano considerar que é complicado ou demorado rezar o terço. De fato, o rosário faz reunião dos mistérios todos de Jesus, com separação por dias da semana.
São os mistérios do terço para quem deseja aprender como rezar o Santo Rosário:
Que ótimo Maria, fico muito feliz que tenha gostado do passo a passo de como rezar o Santo Rosário.
Caso a pessoa que estiver rezando queira dar seguimento aos demais mistérios na sequência, o agradecimento final e a Salve-Rainha poderão ser rezados somente após o último mistério contemplado, ou seja, a pessoa pode rezar todos os quatro terços (ou os quatro Mistérios) na sequência, não havendo a necessidade de rezar a Salve Rainha ao final de cada terço meditado.
A partir desse momento, anuncia-se o tema do primeiro Mistério, por exemplo: “Neste primeiro mistério gozoso, contemplo (contemplamos) a anunciação do anjo à Virgem Maria”. (Ao final deste artigo, deixarei a lista completa dos quatro Mistérios do Rosário).
Muitos consideram o santo rosário difícil de rezar, ou difícil de se comprometer regularmente ao terço, mas vale ressaltar os 7 fatos surpreendentes que acontecem na própria vida quando aprende a como rezar o rosário, e começa a rezá-lo com mais frequência.