Compõe-se de quatro tempos. Pode ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária. São alguns exemplos de compasso quaternário simples 4/2, 4/4, 4/8, 4/16.
As formas mais tradicionais de se pautar compassos compostos são seis por oito (binário composto), doze por oito (quaternário composto), e nove por oito (ternário composto) – este mais ocasionalmente. Como exemplo de compasso composto, vamos ouvir um Elvis? E depois que tal ouvir Música Brasileira em Compasso Composto?
Das fórmulas de compasso acima, o 6/8 e o 6/4 são os compassos mais usados. O compasso 9/8 é classificado como ternário composto. Há três tempos (três semínimas pontuadas), o que torna a métrica ternária. Como cada unidade de tempo é feita de três notas, a métrica é composta.
O trecho musical está escrito em compasso quaternário.
Identificar uma fórmula de compasso composta:
A unidade de tempo dos compassos simples é preenchida pelos seguintes números: 1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64.
Existem dois tipos de barra de compasso: a barra de compasso simples, com a primeira finalidade, e a barra de compasso dupla – que além de representar a totalidade obtida em uma fórmula de compasso representa a finalização de uma seção – sinônimo de parte de uma obra musical por arranjo ou composição.
Tradicionalmente, a barra tem sido utilizada para substituir o sinal horizontal nos números fraccionários (barra de fracção, ex.: ½), ou para abreviaturas (barra de abreviatura, ex.: a/c [aos cuidados de], s/ [sem], etc.) Além disso, a barra passou também a ser usada com função disjuntiva (ou).
A linha de compasso dupla marca o começo de outra seção, outro momento da música. Fique atento porque os tempos e até mesmo a tonalidade podem mudar.
Resposta. Resposta: Há várias figuras (semínimas, colcheias, semicolcheias e fusas) nele, mas todas elas juntas ocupam o tempo de 4 semínimas, portanto, ficam dentro do mesmo compasso.
A semibreve vale 4 tempos, e por isso basta apenas 1 figura para ocupar todo o compasso. Já a MÍNIMA vale 2 tempos. Então podemos colocar as 2 figuras de mínimas dentro do mesmo compasso, assim somadas teremos 4 tempos. Então 2 mínimas equivalem a 1 semibreve.