Sendo importante relatar que o Karatê-Do do estilo Shotokan, traz em seu acervo 26 Kata, não contando os Kata da série Taikyoku, que são preparatórios para os iniciantes.
Na minha opinião, o kata mais dificil de ser bem executado é o Heian shodan,e em sequência o Teki shodan. Agora discordando do Gustavo,o mais lindo kata é o Wankan.
Kata (型 forma) é uma sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa — cujo fito é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta. Também é conhecido por "balé da morte".
Heian Shodan é o primeiro que abre a série de katas “Heian”, que significa Paz e Tranquilidade e tem objetivo de que o praticante aperfeiçoe e fortaleça as bases Zenkutsu-Dachi e Kokutsu-Dachi, noções de movimentos de ataque e defesa, ritmo, tempo e deslocamento.
O período Heian (平安時代 Heian jidai) é a última divisão da história clássica japonesa, indo de 794 a 1185. ... Heian (平安) significa "paz e tranquilidade" em japonês.
Kanku Dai é 1º kata da série “Kanku”, seu significado é Contemplando o Céu. O nome é dado devido aos dois primeiros movimentos do kata. É um dos katas mais longos do estilo shotokan. Necessita uma boa resistência física para executa-lo com o mesmo vigor do começo ao fim.
O KATA possui 3 funções educativas: Educar o físico: A prática diária traz-nos maior resistência, postura, explosão muscular, flexibilidade, e aperfeiçoamento das técnicas, melhorando nosso condicionamento físico para a prática deste esporte.
Limpe a mente de todos os pensamentos; concentre-se em inspirar pelo nariz e expirar pela boca; a respiração regular e profunda combinada à mente limpa prepararão para aprender karatê. Não tem um limite de tempo, mas pelo menos cinco minutos de meditação deverão clarear seus pensamentos o suficiente para se concentrar.
No Shotokan, como é treinado hoje, temos, basicamente, 7 faixas coloridas e a faixa preta. Em alguns locais, e isto varia até de federação para federação, adota-se algumas faixas coloridas a mais para as crianças, para mantê-las motivadas no processo de aprendizagem que pode ser demorado e árduo.
Um estudante sem formação iniciará o karatê como 10º Kyu, e está qualificado para prestar exames continuamente. Uma vez que existem 9 exames para você atingir uma faixa preta (1º Dan), para os outros Dan (grau) isto exige um mínimo de 8 anos de formação diligente.
No Brasil ( e Ocidente) usa-se: branco, branco ponta vermelha, vermelha, vermelha ponta azul clara, azul clara, azul clara ponta azul escura (monitor), azul escura (instrutor auxiliar), azul escura ponta preta (instrutor), preta (professor), preta ponta branca (mestre) e preta, ponta branca e vermelha (grão mestre).
Se for um camarada que treina sempre, com consistência, sem faltar aulas, ele pode pegar a faixa-preta depois de cinco anos e meio, seis. Pelas regras da IBJJF, o tempo mínimo para ficar na faixa-azul é de dois anos, na roxa mais um ano e meio, e mais um ano na faixa-marrom.
A faixa vermelha e preta representa o 7ª grau na faixa preta. A faixa vermelha e branca representa o 8ª grau na faixa preta. A faixa vermelha, representa o 9ª e 10ª grau na faixa preta de Jiu Jitsu.
Essa gíria é vista na música do MC Luan, onde os faixa preta são os meninos criados nas favelas e "Sabem viver a vida" enquanto a rainha é a mulher que conquista esses homens. Vale notar que a linguagem informal é aquela utilizada principalmente nas gírias e músicas com licença poética.
um funk, que fala de tração, ou em não querer mais.