Em 2004, chegou aos cinemas um filme barato, apresentado pelos novatos cineastas James Wan e Leigh Whannell, que mal sabiam que iriam revolucionar a indústria do terror. Para desenvolverem “Jogos Mortais”, foi gasto somente US$ 1,2 milhão, deixando os diretores surpreendidos com um faturamento de US$ 103 milhões nas bilheterias. Com o sucesso, deu-se início a uma das franquias mais populares do gênero, que, depois de 19 anos, continua em alta.
“ESPIRAL – O Legado de Jogos Mortais” é um spin-off da franquia, que traz um novo detetive, Zeke Banks, em busca de um serial killer cruel que aparentemente está copiando a mesma forma de agir de Jigsaw. O filme explora temas de corrupção policial e justiça, mantendo a tradição de armadilhas chocantes e reviravoltas.
Em "Jogos Mortais - O Final" - que, inicialmente, serviria como um encerramento para a franquia de terror -, Bobby Daggen (Sean Patrick Flanery) fica famoso explorando a sua experiência por ter escapado das garras de Jigsaw. Ele reúne um grupo com outros sobreviventes, para tentar lucrar ainda mais com os eventos traumáticos, mas logo um segredo seu resulta em uma nova onda de terror.
Em vez de matar suas vítimas de imediato, ele as prende em situações as quais chama de “testes” ou “jogos” para testar sua vontade de viver, o qual vale-se da tortura física ou psicológica, e acredita que, se sobreviverem, as vítimas serão reabilitadas.
O próximo filme da franquia, intitulado apenas de Jogos Mortais X, traz de volta John Kramer, o assassino em série conhecido por ser o Jigsaw original. A obra se passará cronologicamente entre os eventos do primeiro e segundo filme, mostrando a viagem que John Kramer fez ao México em busca de uma suposta cura milagrosa para o seu câncer terminal. Lá ele descobre que foi vítima de um golpe que tinha como objetivo se aproveitar de pessoas desesperadas por uma cura.
Dr. Lynn Denlon se torna uma peça no último jogo sangrento do assassino Jigsaw. Raptada e levada para um armazém abandonado, ela encontra Jigsaw acamado e morrendo. Sua tarefa é manter o maníaco vivo, dando o tempo suficiente para Jeff, uma vítima, completar uma tarefa. Eles não sabem que Jigsaw, na verdade, tem um plano muito maior e mortal.
Lembre-se de que a ordem cronológica de Jogos Mortais que faz mais sentido, é a mesma ordem de lançamento, que é a mais indicada para apreciar a evolução da história e entender as referências entre os filmes, mesmo que Jogos Mortais X se passe no passado, ter assistido os outros filmes fará com que a experiência seja mais completa.
Isso acaba o motivando a se vingar dos responsáveis, utilizando suas armadilhas já conhecidas e promete explorar mais o assassino John Kramer e suas motivações para ter se tornado o cruel Jigsaw.
O agente especial Strahm está morto, e o detetive Hoffman é o único que conhece o verdadeiro legado de Jigsaw. Porém, quando o FBI se aproxima de Hoffman, ele é forçado a colocar o jogo em ação.
Embora a série tenha se destacado por seu enredo tenso e reviravoltas perturbadoras, infelizmente, no momento, não está disponível em plataformas de streaming. No entanto, os fãs podem aguardar o lançamento do próximo filme, intitulado “Jogos Mortais X”, que traz de volta personagens icônicos como John Kramer (Tobin Bell) e Amanda Young (Shawnee Smith). Este filme promete explorar o passado de Jigsaw e seu motivos para se tornar o famoso assassino, e está programado para chegar aos cinemas em 28 de setembro.
No nono filme da franquia, "Espiral: O Legado de Jogos Mortais", o detetive Zeke Banks (Chris Rock) investiga um caso de assassinato que acredita estar ligado a Jigsaw. Porém, a cada novo passo na investigação, ele se coloca ainda mais dentro de um novo jogado homicida, que pode significar o retorno do terrível vilão.
Mais de uma década se passou desde a morte de John Kramer, mas novas mortes macabras levam a crer que o homem por trás do maléfico Jigsaw está de volta. Agora, o policial Logan Nelson (Matt Passmore) precisa descobrir se está perseguindo o fantasma de um homem morto ou se, na verdade, Kramer esteve vivo esse tempo todo.
O filme se passa entre os eventos de Jogos Mortais 1 e 2, e mostra como John Kramer viajou para o México em busca de uma cura milagrosa para o seu câncer terminal. No entanto, ele descobre que foi vítima de um golpe que explorava pessoas desesperadas por tratamentos médicos. Furioso, ele decide se vingar dos responsáveis pelo golpe, usando suas armadilhas mortais para testar sua vontade de viver.
O detetive Eric Matthews consegue prender Jigsaw, o qual está morrendo. O que ele desconhece é que isso faz parte de um plano ainda maior do assassino sádico, que agora mantém o filho do policial como refém e pretende torná-lo uma de suas vítimas.
Dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações limítrofes em um jogo macabro. Para sobreviver, eles terão de desvendar juntos as peças desse quebra-cabeças doentio.
Danilo Oliveira é jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, amante de jogos, quadrinhos e Puroresu. Atualmente é colaborador do Olhar Digital, podcaster e diretor de comunicação.
“Jogos Mortais: O Final” inicialmente foi anunciado como o desfecho da saga. Aqui, Hoffman, o aprendiz de Jigsaw, assume um papel central após a morte de seu mentor. A trama volta ao passado e mostra como Hoffman se envolveu com Jigsaw e continua a colocar pessoas em armadilhas horríveis. As peças do quebra-cabeça finalmente se encaixam, e o filme oferece um final surpreendente. O filme prometia ser o último na ordem cronológica de Jogos Mortais, mas acabou se provando o início de uma pausa na franquia.