A presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Eliana Brasil, conta que, hoje, o país tem cerca de 450 mil bancários.
O setor financeiro é constituído por empresas com atividade econômica bastante diversificada. Entre elas, destacam-se os bancos, as seguradoras, as 'financeiras” e as empresas de cartões de crédito. Mas há ainda cooperativas de crédito, empresas de factoring, corretoras e distribuidoras de títulos etc.
O setor financeiro é responsável pelo desempenho e gestão das finanças de uma empresa. Então é seu dever garantir recursos e uma boa gestão do patrimônio do negócio. Para isso exerce funções como: contabilidade, tesouraria, gestão das finanças, controle de tributos e gestão de custos.
A estrutura do departamento financeiro e suas rotinas dependem do tamanho e do ramo de atividade da empresa. Em geral, organizações maiores requerem equipes maiores, enquanto microempresas contam com times mais enxutos.
Na classificação da agência, as empresas que faturam acima de R$ 20 milhões já são consideradas de grande porte. Na visão do IBGE e Sebrae, a média empresa deve ter entre 100 e 499 funcionários na indústria e entre 50 e 99 funcionários no comércio e serviços.
Com relação ao tipo societários, as empresas podem possuir várias classificações como Empresa de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Microempreendedor Individual (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Empresa Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S.A.).