A capacidade real de todos os modelos de 500 GB que testamos era de 465,76 GB (setores). Como você deve saber, a capacidade anunciada pelos fabricantes de discos rígidos não é a capacidade real do disco.
Cada setor armazena um montante fixo de dados. A formatação típica destas mídias fornece espaço para 512 bytes (para discos magnéticos) ou 2048 bytes (para discos ópticos) de dados por setor acessáveis pelo usuário.
TRILHAS, SETORES E CILINDROS Para organizar o processo de gravação e leitura dos dados gravados no disco rígido, a superfície dos discos é dividida em trilhas e setores. As trilhas são círculos concêntricos, que começam no final do disco e vão se tornando menores conforme se aproximam do centro.
O padrão SATA, além de menor e mais flexível, também supera o antigo padrão ATA em termos de velocidade suportada. O limite da interface SATA é muito maior que os HDs com o antigo padrão ATA, que só podem transmitir até 133 MB/s de dados.
Há dois tipos: formatação física e formatação lógica. O primeiro tipo é justamente a "divisão" dos discos em trilhas e setores. Esse procedimento é feito na fábrica. A formatação lógica, por sua vez, consiste na aplicação de um sistema de arquivos apropriado a cada sistema operacional.
Por isso, o HD é feito de discos magnéticos chamados platters, que têm duas camadas: a primeira é chamada de substrato (feita, normalmente, de alumínio) e a segunda de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato. É esse material que permite a gravação de dados.
Os pratos de um HD são onde os discos são armazenados, no geral, são de alumínio recoberto por um material magnético e por mais uma camada de material protetor. ... A parte responsável por todo o armazenamento de dados são os discos magnéticos, na qual são formadas por duas partes, a primeira delas é chamada de substrato.
A gravação e a leitura dos dados são feitas através de minúsculos eletroímãs presentes nas cabeças de leitura do disco rígido. Compostos de uma bobina de fios que envolvem um núcleo de ferro, esses ímãs são extremamente precisos, o que permite a gravação de trilhas medindo centésimos de milímetros.
O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. ...
O disco rígido fica em uma bandeja interna fixa ou removível da CPU ou em uma estrutura parecida. Ele é retangular e de metal e tem o tamanho de um livro pequeno. Por convenção, a maioria dos discos rígidos fica na parte dianteira da CPU, perto de outras unidades (como o disco óptico).
Enquanto no SATA 1 os dados são transmitidos a 1.
Selecione Iniciar > Configurações > Dispositivos. Selecione o dispositivo e clique em Remover dispositivo.
5 dicas para descobrir se o HD está com defeito
Cinco maneiras de descobrir se você precisa trocar de computador
Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. No CMD digite o comando "chkdsk" e pressione enter. O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam.
Quando o notebook está muito lento No entanto, se nada adiantar, pode ser que esteja na hora de trocar a sua máquina. Caso você não tenha conhecimento o suficiente para verificar o problema e repará-lo, leve seu notebook a uma assistência técnica de sua confiança para realizar o diagnóstico.
Outro motivo pelo qual você pode querer trocar a placa-mãe é porque, se o seu modelo é antigo, ela pode não funcionar com outras peças muito modernas. Então, pra quem quer turbinar a máquina com memória RAM e placa de vídeo novos, pode ser legal fazer essa mudança.
Um computador tem, em média, um tempo de vida de dois a quatro anos. Mas a forma como ele é usado pode diminuir ou aumentar esse tempo. O TechTudo preparou dicas especiais para indicar alguns cuidados que podem aumentar a vida útil da sua máquina.