Este resultado já foi melhor no Sul do Brasil em que outros produtores registraram até 270 sacas de milho por hectare, quando não 318. Parece até conversa de pescador, mas é de produtor mesmo. Na soja o senhor Edemir garantiu 80 sacas por hectare, contra 50 sacas da média nacional. Mais 60% de crescimento.
O fato é que cada vez mais a produtividade média do milho no Brasil se aproxima de 100,0 sacas por hectare. Lembrando que na safra 1976/77 a produtividade média foi de 27,2 sacas por hectare e em 2020 a expectativa é que esse indicador alcance 92,1 sacas por hectare.
90 dias
De modo geral e em anos normais, a safra significa melhores condições para a cultura e maiores produtividades. Por sua vez, a safrinha apresenta condições marginais de cultivo e, portanto, limitações que se traduzem em menores produtividades ou produção total.
Mas, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é setembro a novembro. Na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril. Os plantios fora de época podem ser efetuados em muitas regiões, como é o caso do milho safrinha.