Cada pé de tomate gera 18 cachos, que brotam quatro tomates para cada um deles, o que resulta em 72 frutas por pé. O plantio rende 1 mil caixas de tomate, com cerca de 22 quilos em cada uma delas, totalizando 22 mil quilos de tomate por safra.
Nativo da América, o tomateiro é uma planta perene, mas em climas temperados, ela cresce, todavia pode durar menos tempo, pois às vezes, morre por causa do frio. Portanto, quanto mais quente e seco o clima for na sua região, maiores as chances de que o seu tomateiro dure por mais de um ano.
Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Enxofre. O enxofre é importante para produtividade em geral do tomate. A aplicação de enxofre é exigida ao longo de toda a safra. Os solos são frequentemente deficientes em enxofre, e aplicações foliares podem ser mais eficientes do que a aplicação de fertilizante no solo.
Em se tratando o tomateiro para mesa, recomenda-se a primeira adubação de cobertura 15 DAT na proporção de N:P:K igual 1:4:2 ou 1:5:2. Da segunda à quarta adubação de cobertura deve-se disponibilizar apenas N:K na relação de 1:1, entre 30 e 60 DAT.
Função dos Nutrientes por Estágio de Crescimento do Tomate
PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.
Um outro detalhe que ajuda bastante na drenagem é preencher o fundo do vaso com bolinhas de argila expandida ou até mesmo pedra brita. Feito isso, remexa bastante o solo para que fique solto, adicionando adubo orgânico, que é uma das coisas que auxilia muito no crescimento da planta.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
6 dicas para ter sucesso com seu tomateiro
2,5 litros
Em termos de rega, os tomates requerem água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida. Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates.
5 – Devem regar adequadamente, evitando molhar as folhas para prevenir o ataque de doenças muito comuns nesta planta, como o míldio. 6 – A fertilização deve ser frequente, se possível quinzenal, de modo a manter as plantas mais fortes e obter melhores frutos.
14 Tomates para o sucesso de sua produção
Anote as dicas, abaixo:
Há muitas variedades de tomates, que são diferenciadas em grupos de acordo com o tamanho, formato, sabor, cor ou consistência. São classificados basicamente em seis grupos: Caqui, Cereja, Holandês, Italiano, Saladete e Santa Cruz.
Conheça os diversos tipos de tomates