É preciso levar em consideração uma série de fatores, como o seu ritmo de caminhada e a possibilidade de ocorrerem imprevistos. Isto sem contar que há várias decisões, algumas difíceis, a tomar. Por exemplo, você pode resolver ficar um dia a mais em algum lugar por tê-lo achado interessante, ou porque não está sentindo-se bem e precisa de um dia para recuperar-se.
O Caminho Central Português entre Porto e Santiago, é exatamente sobreposto à rota de peregrinação à Fátima. Quem percorre do Porto a Santiago de Compostela, encontrará com vários peregrinos que se dirigem a Fátima, andando no sentido contrário. Por isso, nesse tramo o peregrino encontrará também sinalizações em azul, apontando no sentido contrário.
O Caminho do Norte atravessa quatro comunidades autônomas espanholas, o País Basco, a Cantábria, as Astúrias e a Galícia. A partir da Galícia, se conecta ao Caminho Francês em alguns pontos.
Historicamente, o traçado do Caminho Francês para Santiago de Compostela se deu por ser uma rota considerada segura para os peregrinos. Os peregrinos cristãos eram sujeitos a muitos ataques de Mouros, e até mesmo ladrões. Os reinos católicos convocaram os Cavaleiros Templários e ordens derivadas, para estabelecer uma rota segura para os peregrinos, seja via Saint Jean Pied Port ou via o Caminho Aragonês. A partir do início do século XII, e ao longo de muitas décadas, foi sendo estabelecida uma infra-estrutura quase inacreditável para a época.
Sou enfermeira aposentada, eu e meu esposo fizemos 2 vezes o caminho Francês desde SJPP e este ano o português central e na sequência o Francês. Amamos o caminho francês por termos a oportunidade de conviver com tantas nacionalidades (últimos dados que vi são 157 ) Conviver nos albergues municipais e paroquiais, são experiências únicas que acrescentam muito para nos tornarmos melhor e com mais gratidão. Chegamos fazem 2 meses e já estamos planejando o próximo, que será sempre o penúltimo como diz nosso amigo @ Esiopoeta. Que tivemos o prazer de encontrar no caminho em 2015 e 2018.
Para pernoitar no Caminho de Santiago, você poderá ficar em um dos albergues públicos, paroquiais ou privados, que oferecem acomodações simples por preços bem acessíveis, a partir de 5 euros por pessoa (em agosto/2021).
Conheça o Caminho de Santiago de Compostela, sua história, os trajetos mais famosos, como percorrer a caminhada da fé e muitas dicas para quem deseja seguir o desafio de trilhar essa estrada.
Nessa época anterior ao século IX, o local de chegada desses deslocamentos era o litoral da Galícia, como Muxía ou principalmente a localidade de Finisterre (ou Fisterra, em Galego), que quer dizer o Fim da Terra.
Em 2012 fizemos o Caminho de Santiago de Compostela e registramos nossa experiência aqui no blog. Veja abaixo um compilado dos posts que fizemos sobre nossa peregrinação explicando quantos dias e quais as distâncias percorridas em cada um deles.
O Caminho de Santiago de Compostela começa ainda na casa de cada peregrino, mas existem algumas rotas mais populares, que percorrem os principais destinos do roteiro até chegar à Catedral de Santiago.
Costumam abrir ao meio-dia, e a partir das 21:00 ou 22:00 horas é exigido silêncio para permitir o descanso. De manhã, é preciso sair antes das 8 ou das 9 horas. Alguns albergues podem incluir café da manhã.
Amei, suas explicações, quero fazer o Caminho, porem ja completei meus primeiros 7.3 aninhos kkk, com as bençãos e graças de Deus estou em plena forma, escolhi, fazer saindo da cidade do Porto. por favor tem como me ajudar?? obrigada
O maior diferencial desse trajeto é o excepcional nível de qualidade da infraestrutura à disposição dos peregrinos, incluindo hotéis e restaurantes capazes de oferecer conforto e comodidade aos viajantes por todo o percurso.
Eu preciso saber em que estado você mora para indicar o local mais próximo. De qualquer forma, estou preparando uma página sobre isso e devo publicar neste fim de semana.
Quando um peregrino passa pelos atuais caminhos para Santiago de Compostela, está percorrendo trilhas que muitos povos, desde a pré-história, também trilharam. Pode-se dizer que foi instalado um legado tanto de intervenções na natureza da região como também de uma egrégora energética e psíquica acumulada por alguns milênios.
Outro ponto contra experiências em bicicletas é o fato de muitos albergues nem sequer aceitarem peregrinos com os veículos ou animais, por não terem condições de garantir a segurança ou alojamento para os “adicionais”.
Mochila de viagem: quais as melhores, onde comprar e como escolher.
Pode-se dizer que a Via Podiensis é o Caminho de Santiago de Compostela menos conhecido, pelo menos entre os brasileiros. É uma rota pouco difundida até mesmo para os europeus. Inicia-se numa pequena cidade ao sul da França chamada Le Puy-en-Velay. Este caminho possui a distância de 820 km.
O melhor de tudo é que você não precisa abrir mão da economia para viver essa experiência: é só adquirir suas passagens aéreas para a Europa em nosso site buscador, Passagens Promo.
É completamente seguro fazê-lo sozinho. O companheirismo entre os peregrinos é muito habitual e costumam formar-se pequenos grupos durante a caminhada. A abundância de albergues e centros de atendimento ao peregrino faz com que tudo seja muito simples. Além disso, é um caminho muito popular e os povoados que ele atravessa estão bem adaptados às necessidades dos peregrinos.
Ao longo do caminho você vai encontrar diferentes tipos de alojamento para escolher: albergues de peregrinos, casas rurais, hotéis, “paradores” de turismo, pousadas, campings... Às vezes, em determinadas circunstâncias, é preferível procurar alojamentos diferentes dos albergues de peregrinos (por exemplo, se você viajar em grupo ou com um veículo de apoio). Também é uma opção quando o plano for ficar algum dia a mais em um lugar.