81.
Significado de Amarante feminino Casta de uva preta da Bairrada.
O amaranto é um cereal sem glúten, rico em proteínas, fibras e vitaminas que pode ajudar também a reduzir o colesterol e é rico em proteínas de boa qualidade, cálcio e zinco que além de ajudar o corpo a aumentar a eficiência da recuperação do tecido muscular e seu volume e também ajuda a preservar a massa óssea por ...
O amaranto pode ser consumido de diversas maneiras. Ele pode ser adicionado nas saladas ou cozido e consumido em substituição ao arroz e feijão ou adicionado em sopas. Os flocos de amaranto podem ser adicionados às frutas, iogurtes, sucos e vitaminas. O alimento também pode ser preparado como uma pipoca.
A Farinha de Amaranto é feita a partir da moagem dos grãos de amaranto, que pertencem à família dos cereais, com excelente quantidade de proteínas de alto valor biológico, cerca de 14 a 20% a mais se comparado a outros cereais!
A quinoa é uma ótima fonte proteica de origem vegetal, livre de colesterol e sem glúten, o que a torna uma boa opção para os celíacos.
O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma semente, proveniente de uma planta cujo nome científico é Sesamum indicum, rica em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a promover a saúde do coração.
Quantidade recomendada Apesar de não existir uma orientação exata para o consumo do amaranto, nutricionistas recomendam ingerir entre duas a três colheres de sopa (em média, 45 gramas) da semente por dia.
O uso popular do aranto é feito com o consumo de suas folhas na forma de sucos, chás ou cruas em saladas. Não devem ser ingeridas mais de 30 g de aranto por dia pelo risco de efeitos tóxicos no corpo com suas altas dosagens.
Os benefícios do amaranto são muitos e suas sementes vêm ganhando fama por suas propriedades: são antioxidantes; facilitam a digestão, ajudam a reduzir o colesterol e a emagrecer; protegem o coração; cuidam da saúde de seus ossos; aceleram a cicatrização de feridas; entre outras.
Os grãos podem ser ingredientes de saladas ou também cozidos, em substituição ao arroz. Para isso, basta deixar uma xícara de amaranto cozinhando em seis xícaras de água, por cerca de 20 minutos. Para evitar que queime, mexa regularmente. Após cozido, basta escorrer a água e servir.
Preparo: Ferva a água, adicione o amaranto e reduza o fogo para médio. Cubra a panela e cozinhe por 20 a 30 minutos, até bem cozido. Tempere com sal apenas ao fim do cozimento, para uma textura melhor.
Mas, deve ser previamente hidratada por 8 horas em água filtrada e na sequência ser germinada. Para germiná-la basta coar sua água de hidratação, lavá-la sob água corrente e colocá-la sobre uma peneira para germinar 'no ar' por 8 horas, tempo ideal para poder realizar seu consumo.
Por não possuir sabor, pode ser usado (cru ou cozido) em receitas doces e salgadas, a fim de agregar mais nutrientes ao prato. “O ideal é consumir uma colher (sopa) do amaranto diariamente. Ele vai bem com sopa, misturado ao arroz integral ou até consumido com uma sobremesa”, orienta a nutróloga.
Amaranto em Grãos (com Laudo Técnico)
Para acrescentar mais qualidade aos assados substitua 10 a 20% da farinha comum em receitas por farinha de amaranto. É obtida através da moagem do amendoim torrado e descascado(ou ainda de amêndoas, nozes, pistachios, castanhas de cajú e do Pará).
A semente de linhaça ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeições mais nutritivas e saborosas, além de ser uma fonte de magnésio, que ajuda a controlar a diabetes.
Desvantagens da Dieta da Linhaça Por ser rica em gorduras poli-insaturadas (os ômegas), a semente de linhaça quando triturada não deve ser armazenada por longos períodos devido à ocorrência de oxidação destes componentes e consequente perda de suas propriedades nutricionais.
A linhaça não modifica o sabor dos alimentos e pode ser consumida juntamente com cereais, saladas, sucos, vitaminas, iogurtes e massas de pães, bolos e farofas.
A semente de linhaça não contém glúten, tem um custo baixo e um sabor agradável. Não existe uma recomendação padrão para o seu consumo, mas muitos estudos indicam 1 a 2 colheres de sopa por dia.
De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.
Quanto preciso consumir de linhaça para emagrecer? Não existe estudos determinando uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) da linhaça triturada por dia. Motivo: por ter muita gordura, ela não é magra (tem 60 calorias em cada colher de sopa).
No entanto, de forma geral, é recomendado o consumo de 1 a 2 cápsulas 2 vezes ao dia, ou 1 a 2 colheres de sopa, de preferência antes das refeições para que a absorção do óleo seja maior e, assim, a pessoa possa usufruir de mais benefícios. Confira mais benefícios da linhaça para a saúde.
Como consumir a linhaça O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras. Já na semente triturada ou moída é possível aproveitar apenas parte das fibras – além das vitaminas, minerais e o óleo presente em seu interior, que será liberado.
A dieta recomenda a inclusão de duas colheres de sopa ou dois copos de cerca de 50 ml (geralmente utilizados para consumir café) de sementes de farelo de linhaça diariamente. O farelo pode ser adicionado a iogurtes, leite desnatado, suco de frutas e a frutas picadas ou amassadas.
A linhaça ajuda a emagrecer por ser rica em e ômega-3, uma gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e favorecer a perda de peso. Além disso, essa semente é fácil de ser consumida e pode ser utilizada mesmo por toda a população, ajudando também a controlar problemas como colesterol alto e diabetes.