Para você ter uma ideia, a nota média para conseguir entrar em Nutrição está por volta de 690 pontos! Nas faculdades mais fáceis de entrar é possível encontrar vagas com desempenho que varia de 630 a 660 pontos. Em outras, pode ir de 730 a 800 pontos!
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
O Enem serve para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares para quem ainda não tem um diploma de nÃÂvel superior.
Quem já é formado pode fazer o Enem? Sim! De modo geral, todas as pessoas podem fazer o Enem, inclusive pessoas já formadas no ensino médio, graduação ou pós-graduação. Além disso, quem é formado também pode utilizar a sua nota para concorrer a uma vaga na universidade.
Quem já possui um diploma de graduação, mesmo sem ter sido bolsista do Prouni, pode se inscrever no Sisu. Diferente do Prouni, que é voltado para estudantes que não tenham diploma de nível superior, o Sisu permite que pessoas formadas possam ingressar em uma segunda graduação por meio do programa.
Sim. Se você preencher os requisitos do Programa, pode se candidatar a uma bolsa do ProUni mesmo já estando matriculado em um curso superior. Você pode, inclusive, tentar uma bolsa na mesma faculdade particular onde está matriculado, caso ela participe do ProUni.