Em qualquer dessas situações, o candidato atingirá, no máximo, 120 pontos distribuídos entre as competências II, III e V. Veja que o problema é a abordagem muito limitada, pois o texto tangente ao tema restringe uma discussão ampla a um universo muito restrito.
Milton Costa, professor da da Oficina do Estudante, explica que uma fuga total do tema, que zeraria a redação, é muito difícil e o que costuma ocorrer é a fuga parcial, ou seja, o autor se mantém no assunto, mas foca em outro recorte temático. Mas lembre-se: que mesmo nesse segundo caso também perdem-se pontos.
O repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos por meio de diversos campos do conhecimento e experiências de vida. Esses conhecimentos não precisam ser, necessariamente, aprofundados.
Na introdução (parte inicial do texto, Quadro 1), deve conter a apresentação concisa do assunto (objeto de estudo) abordado e sua contextualização com a realidade; devem constar, também, “a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.” (ASSOCIAÇÃO ...
Dicas para fazer uma boa conclusão
A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação. Algumas questões auxiliam na redação.
Pode-se afirmar que na introdução do artigo de opinião (A) apresenta argumentos do articulista.