Mapa dos países da Europa Oriental. Ao todo, 25 países formam a Europa Oriental. São eles: República Tcheca.
Resposta: Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracterizam por apresentarem uma economia de mercado consolidada. Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.
Europa Ocidental: Países ricos, capitalistas; Europa Oriental: Países mais pobres ou em transição, ex-socialistas. Essas divisões se deram em decorrência da Guerra fria, onde o mundo se tornou bipolarizado entre socialismo e capitalismo.
A Europa Ocidental ou Oeste Europeu é uma parte da Europa cujas fronteiras dependem da definição. Estas fronteiras, no entanto, estão sujeitas a consideráveis flutuações e sobreposições, o que dificulta a sua diferenciação. O conceito de Europa Ocidental também está associado à noção de Mundo Ocidental.
O território da Europa Ocidental pode ser definido de duas formas, historicamente ou geograficamente. A definição geográfica, feita pela ONU, inclui a Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos (Holanda) e a Suíça.
Os países que fazem parte da Europa Ocidental, como o Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, possuem de maneira geral economia desenvolvida. Esses países são bastante visitados especialmente pelas suas histórias, presença de museus, pela gastronomia e belas paisagens.
Os Quatro Grandes, também conhecidos como G4 ou UE4 (em inglês: EU4), é um grupo internacional informal composto por Alemanha, França, Itália e o Reino Unido. Estes países são considerados as maiores potências do continente europeu e integram individualmente os grupos G7, G10 e G20 de maiores economias.
Essa divisão foi dada após a segunda guerra mundial, isso deve-se a uma estrutura politico-econômica adotada pelos países europeus, os países socialistas se denominaram como Europa oriental, nessa parte o estado centralizava todo o poder, enquanto que os países com viés capitalista, que localizavam-se na Europa ...
De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
Ela ficou dividida em europa socialista, apoiada pela URSS e em europa capitalista, apoiada pelos Estados unidos... o marco material dessa divisao foi o muro de Berlim, construido na cidade de Berlim, na Alemanha.
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental.
A Europa Oriental abrigava os países socialistas, onde o estado tinha poder sobre a economia e comportamento, enquanto a Europa Ocidental abrigava países capitalistas a favor do livre comércio. Mesmo depois do fim da guerra, muitas questões próprias de cada país fizeram com que essa diferenciação continuasse.
O atual mapa político do continente começou a se formar em 1990, com a unificação da Alemanha, e teve sua última alteração em 2008 com a independência de Kosovo. Pode ser dividida em duas Regiões: Europa Ocidental e Europa Oriental ou Leste Europeu.
O Leste Europeu ficou marcado pela proposta socialista estabelecida a partir da Revolução Russa e imposta a partir das estratégias de Moscou, capital do Império Soviético. ... Por isso, o socialismo do Leste Europeu ficou conhecido como a 'sovietização' da política e da economia desses países.
A inserção do socialismo diante do contexto mundial relaciona-se com o desenvolvimento de um sistema político e econômico, atrelado à linha de pensamento que confrontava o liberalismo e o capitalismo.
Resposta. RESPOSTA: No início, a adoção do capitalismo ocorreu de forma caótica, tornando necessária a reorganização da infraestrutura, com a privatização de empresas; consequentemente, houve desemprego, perda salarial e migrações para o Ocidente.
Resposta. A sua situação foi que com a queda do muro de Berlim em 1990, o leste europeu tornou-se capitalista e as fronteiras foram abertas, causando um grande êxodo do leste para o oeste do Continente.
Ainda há muitos locais que mantém a produção, acrescentarem tecnologia, permitiram o maior desenvolvimento desses locais. Porém, muitas áreas foram perdidas também porque muitas fábricas não se adaptaram e acabaram por falir.