A resenha crítica de livro, muito solicitada pelos professores durante a faculdade, tem de 6 a 8 parágrafos. O número de linhas varia de 60 a 90. Quem escreve esse tipo de texto precisa ser capaz de informar, analisar e expor a opinião sobre a obra.
A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.
1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais
A noção de estrutura, segundo esta tradição dita estruturalista, baseia-se numa concepção estática do texto – visto como um conjunto dos signos que, correlacionados e hierarquizados, constituem um todo e determinam a significação do texto.
Alvenaria é um tipo de estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificação.
Os mais conhecidos e utilizados são:
Alguns serviços que executamos nessa área de atuação:
O tijolo de solo-cimento tem dois furos internos que auxiliam na passagem de instalações elétricas e hidráulicas. Modular, proporciona a construção de paredes mais precisas, o que leva a menor consumo de argamassa. Podem ser estruturais.
É laminado ou extrudado, apresentando na parte externa uma série de riscos, no seu interior pequenos furos, que diminuem o peso do tijolo, sendo recomendada sua aplicação em alvenaria de vedação interna (separação de ambientes) ou externa.
Tijolos aparentes (ou de acabamento) Podem ser assentados sem a necessidade de reboco, deixando as paredes com um visual rústico que está em alta. Contudo, esse é um tijolo menor, o que significa um gasto mais elevado com argamassa e um tempo maior para conclusão da obra.