Em média, é necessário utilizar 3 ou 4 parafusos de fixação (que une a telha e a terça de apoio) por metro quadrado. Além disso, deve ser utilizado um parafuso de costura, que faz a união entre as telhas, por metro linear.
Uma técnica antiga bastante utilizada, mas nada prática, é a fixação das telhas com pregos ou parafusos não corrosivos. Requer broca especial diamantada, corte com disco seccionado diamantado, fios de cobre e arame de aço galvanizado.
O processo de amarração ocorre depois que toda a estrutura do telhado é montada e segue os seguintes paços:
Experimente usar o Selamax também para vedação de calhas e rufos, em colagens não estruturais (em vidro, madeira, alumínio e aço) ou, ainda, em calefações. Se você precisa fechar pequenas frestas, reparar rasgos e trincas ou, ainda, dar aquele acabamento às instalações do telhado, o BrasiTape é o produto ideal.
Confira quais são elas:
Silicone: a melhor opção para telhados com goteira A Solução 100% Silicone, oferecida no Brasil de forma pioneira pela Fibersals, é a melhor opção quando se trata de impermeabilização de telhados.
Enrole uma ponta da lona duas vezes em torno de uma placa de madeira de 4 x 9 cm. A tábua deve ter o comprimento igual à largura da lona.
Nesse tipo de caso a manta asfáltica é aplicada sobre a laje, garantindo que ela esteja limpa e pronta para receber esse material. Será aplicado primeiramente um primer. Após ele estar seco a manta será desenrolada e fixada na superfície com o auxílio de um maçarico.
Membrana acrílica (manta líquida acrílica) Não necessita aplicação com maçarico e é altamente resistente aos raios UV. Esse tipo de impermeabilização forma uma película elástica sobre o telhado, cobrindo fissuras e trincas que podem já haver no material.
Para garantir conforto térmico aos ambientes, uma boa opção é a instalação de uma manta térmica para telhado, um material que, quando aplicado à cobertura de uma edificação, evita que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção.
Para coberturas sem trânsito, como telhas de fibrocimento, cerâmicos, metálicos e lajes. Sempre aplicado em conjunto a uma Manta Líquida, utilizando rolo de textura, trincha ou brocha, aplicando em três demãos com intervalos de 1 a 2 horas entre cada demão.
Tire uma pequena parte e cole onde irá começar a vedação na telha. Desenrole a fita e vá apertando para fazer a fixação; – Ligue o maçarico e passe suavemente pela em cima da fita de manta asfáltica para que ela amoleça e cole ainda mais.
Ao fazer o emborrachamento líquido no telhado, a borracha impermeabilizante é aplicada de forma a cobrir toda a superfície, com aplicação semelhante a uma pintura, geralmente utilizando mais de uma camada para garantir a cobertura completa.
Materiais que substituem a manta de drenagem ou bidim. Você pode substituir a manta por qualquer tecido poroso, de preferência que tenha alguma coisa sintética na composição, caso contrário, terá se decomposto com o tempo.
Você pode utilizar argila expandida, pedaços de brita ou de telhas nessa camada. Depois, posicione a manta. A dica aqui é cortar o material em um diâmetro maior do que o vaso, para garantir que todo o espaço seja coberto. A exemplo do jardim de chão, você também pode utilizar uma camada de areia para auxiliar.
Re: substituto da argila expandida ?
Ela é excelente para auxiliar na drenagem, principalmente em vasos e jardineiras. ... Além disso, por ser leve, o uso da argila expandida facilita o manuseio dos vasos. Outra vantagem é que a camada de argila expandida impede que pequenos blocos de terra entrem nos furos do vaso, bloqueando o escoamento de água.
Por exemplo, você sabe o que são aquelas bolinhas de argila para vasos, arranjos ou que ficam espalhadas pelo jardim? Elas são chamadas de argila expandida, que tem como principal função a drenagem da água para evitar que plantas e flores apodreçam com o excesso de umidade.
Como usar argila expandida em plantações: Dentro dos vasos, misture duas porções de argila expandida com uma porção de terra. Adicione a muda da planta e complete o vaso com mais terra e argila expandida.
A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam. Utilize pequenos cacos de telhas, argila expandida ou brita e faça uma camada no fundo do vaso, preenchendo toda a circunferência. Observe atentamente se esses elementos não estão tapando os furos e obstruindo a passagem da água.