Segurança em Eletricidade (NR10) Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
A melhor forma de medir e analisar o aterramento é através do Terrômetro, mas este aparelho tem um custo alto. A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~.
Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
Esquema de aterramento TN Esquema TN-C-S, em parte do qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor. Esquema TN-C, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor, na totalidade do esquema (PEN).
16 mm²
Se o seu condutor for de 6mm², o condutor de aterramento deverá ter a mesma seção - Basta verificar a tabela 58. Se o cabo da minha edificação for de 120mm², entro no terceiro item da tabela 58, porém não existe condutor de 60mm² de cabo de cobre no mercado.