→ Nervos cranianos Nervos cranianos partem do encéfalo, em doze pares, conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente os localizados na região da cabeça.
Na avaliação do 2º par craniano (óptico), a acuidade visual é testada utilizando um quadro de Snellen para visão a distância ou um quadro manual para visão de perto; cada olho é avaliado individualmente, com o outro olho coberto.
Durante o teste, o indivíduo deve acompanhar com os olhos (sem movimentar a cabeça) os movimentos de um pêndulo. A Pesquisa de Pares Cranianos tem como finalidade avaliar a função dos nervos cranianos em relação ao nervo auditivo.
O nervo oculomotor possui sua origem no mesencéfalo; a partir desse ponto, atravessa a dura-máter no sentido lateral ao diafragma da sela que atua como teto para a glândula hipófise, depois transpassa o teto e a parede lateral do seio cavernoso.
O núcleo do nervo troclear pode ser encontrado ao nível do colículo inferior do tronco cerebral (encefálico). É o único núcleo que fornece fibras para o feixe nervoso conhecido como nervo troclear. Ele deixa o crânio através da fissura orbitária superior. Ele inerva um único músculo do olho: o músculo oblíquo superior.
Músculos dos olhos Seis músculos extrínsecos movimentam o olho: os músculos reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior e oblíquo inferior; e mais um, o levantador da pálpebra superior, que abre a pálpebra.
O edema ocular ou “olho inchado” pode ser devido a uma inflamação nos olhos (olhos inflamados), uma infeção ocular, a lesões oculares ou traumas, a alergias que afetam o olho, entre outras causas menos frequentes.
São várias as causas que podem estar na origem da quemose, como alergias ao pólen ou ao pelo de animais, por exemplo, angioedema, infecções bacterianas ou virais, após cirurgias ao olho, como uma blefaroplastia, como resultado de hipertireoidismo ou de lesões oculares, como arranhões na córnea, contato com produtos ...
Uma ótima solução caseira para os olhos inchados é repousar um pepino sobre o olho ou colocar uma compressa com água fria ou com chá de camomila, pois ajudam a reduzir o inchaço.
Existem ainda tratamentos para suavizar as bolsas, com cremes, hidratantes, firmadores ou maquiagens....As principais opções de tratamento para a bolsa embaixo dos olhos são: