Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida.
A orquestra sinfônica atual segue a formação estabelecida no final do século 18. Dependendo da peça a ser executada, pode ter mais de 100 instrumentistas. É dividida em quatro famílias (naipes) de instrumentos: cordas; madeiras; metais; percussões.
Por ser uma “união de sons”, uma orquestra sinfônica majoritariamente faz uso de um dos fundamentos da música: a harmonia. Harmonia é definida como a relação entre diferentes notas musicais e a respectiva consonância ou dissonância desta relação.
Orquestra e Banda Sinfônica, Orquestra Filarmônica, Orquestra de Câmara… são tantos tipos que encontrar a diferença entre cada uma delas pode ser uma tarefa difícil. Suas particularidades podem não ser tão visíveis, mas elas existem e são bem interessantes.
“Há alguns anos, dizia-se que uma orquestra sinfônica era integrada por músicos profissionais remunerados, enquanto uma filarmônica era composta só por músicos amadores, que se reuniam pelo prazer da música”, diz o maestro Eduardo Ostergren, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Unicamp.
CodyCross Planeta Terra Grupo 5
O termo “filarmônica”, que significa “amor pela harmonia”, tem o mesmo prefixo grego phylos que aparece em“filantropia”, o amor pela humanidade, e “filosofia”, o amor pelo saber. Ele surgiu no século 19 para se referir a sociedades de músicos unidos pelo desejo de praticar e apresentar sua arte sem fins lucrativos.
Hoje em dia, ela também é utilizada para nomear orquestras profissionais, o que as distingue é que a sinfônica é mantida pelo governo, seja pelo poder público municipal, estadual ou federal, enquanto a filarmônica por associações que arrecadam os próprios fundos para o grupo.
Significado de Orquestra Num teatro, espaço compreendido entre a cena e o público, em que ficam os instrumentistas. Conjunto de todos os músicos instrumentistas que executam uma página sinfônica.
Por conta desse histórico, orquestras filarmônicas passam a ideia de entidades independentes, autogeridas e financiadas por membros da sociedade, enquanto as sinfônicas são percebidas como organizações mantidas por governos.
O músico de orquestra passa por um concurso de admissão. São registrados em regime CLT, ou contratados para cachês ou determinados períodos. Um salário de uma orquestra média parte de quatro mil reais mensais. Para Orquestras com salários que ultrapassam dez mil reais.
Um regente, ou maestro, é o profissional responsável por dirigir um coro ou orquestra musical. O termo também é utilizado para qualificar um grande compositor.
Para entender uma orquestra
Nos metais, o trompetista é o líder, enquanto que nas madeiras esse papel cabe ao primeiro flautista. Actualmente, as orquestras são conduzidas por um maestro, embora não fosse assim com as orquestras originais, sendo a condução responsabilidade do líder de orquestra.
No repertório, obras de Chopin, Liszt e Beethoven O próprio nome do instrumento já enfatizava uma de suas funcionalidades: a capacidade do instrumentista poder comandar a dinâmica, do som mais piano, ou seja, de um som fraco, ao mais forte. Nascia assim, o Piano, tema do Caderno de Música deste sábado (27).
O Spalla (em italiano, em português "ombro") ou concertino (termo utilizado em Portugal) é o nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra. Em italiano diz-se violino di spalla. ... Antes da entrada do maestro, é o último instrumentista a entrar no palco, sendo o responsável pela afinação da orquestra.
A mão direita é a mão da batuta (vareta ou bastão utilizado pelo maestro) e quando ela se move para cima (upbeat), sinaliza aos músicos que o downbeat (início de um compasso) está próximo. ... Já movimentar a mão de forma rápida demanda um corte brusco.
Em resumo, a função básica do regente é a de criar condições de estímulo nos ensaios, para que os indivíduos toquem orquestralmente, dando o máximo do próprio virtuosismo, mas atuando de forma sistêmica, integrada.
Maestro (mestre em italiano; feminino: maestrina) ou regente é alguém que rege uma orquestra ou coro. O termo também é aplicado a um virtuose ou grande compositor.
O desenvolvimento técnico de regência e da batuta como instrumento característico do maestro apontam na direção indicada por Max Weber em seus estudos sobre o processo de racionalização da música.
Desde a idade média os maestros, ou líderes de grupo, utilizavam algum marcador de compasso para facilitar a condução da música, fosse um bastão batendo no chão ou numa mesa. ...
Para atuar como músico profissional, exige-se também o registro da OMB, que é adquirida através de um exame de teórico-prático. Tendo esse registro, tanto ele pode realizar qualquer trabalho na área musical como também tem direito de fazer concurso público para tocar em orquestras sinfônicas.