O volume total de sangue a ser doado não pode passar de 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 m/kg de peso entre os homens. Logo, para doar até 450 ml, mais os 30 ml necessários para a realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis, a pessoa não pode ter menos de 50 kg.
O processo de doação de sangue dura, em média, de 40 minutos a 1 hora. Nele, é feito cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue. O voluntário também recebe um lanche após a doação. Para doar, o Ministério da Saúde disponibiliza uma lista com todos os hemocentros do Brasil.
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos. Veja também: O que é preciso para doar sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
Depois que o processo de doação é concluído, tubos com amostras são enviados para laboratórios que irão analisar se o sangue pode mesmo ser doado e bolsas são encaminhadas para o setor de processamento do sangue.
Não fumar por, no mínimo, duas horas; Não pegar peso com o braço utilizado para a doação; Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginásticas, faxinas domésticas, lavar roupas a mão).
Não contraindicam a doação, porém o doador deve ser avaliado pelo médico....
A CLT garante "um dia de folga a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada". A falta, portanto, não pode acarretar em desconto de horas e nem de salário, desde que o funcionário apresente o comprovante entregue no hospital ou posto de doação.
Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia. Também é importante não praticar esportes radicais, como paraquedismo ou mergulho, ou dirigir veículos de grande porte.
Em casos de gripe e resfriado, a pessoa deve aguardar sete dias após terminarem os sintomas para doar sangue. Caso a pessoa tenha tido conjuntivite ou diarreia, ela deve aguardar uma semana após a cura para doar.
Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados em todos os estados do país. No Rio de Janeiro, além do Hospital Pedro Ernesto, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h30.
A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa saudável entre os 18 e 65 anos, desde que pese mais de 50 kg.
Doenças Impeditivas do Cadastro e da Doação
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: – Ter entre 18 e 55 anos de idade. – Estar em bom estado geral de saúde. – Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: