Levando em conta o traço de 1:1:9 e a espessura de 2 cm ou 0,002, esta espessura e adequada para ambos ambientes externo e interno. sendo o peso especifico da areia fina 1500 Kg/m³. Através dos parâmetros estabelecidos temos: 40 m² por m³ de areia fina.
O reboco é calculado por m3 considere que uma parede deve receber até 1,5 cm de massa. Se você tem uma área de 30 metros linear de parede por 2,80 metros de altura: 30 X 2,22 X 0,015 = 1 m³ de reboco. Z = Com um saco de 50 kg de cimento você enche 2 latas de 18 litros.
Mas o mais comum é o de 50 litros (0,05 m³). Para esta capacidade são necessários 20 viagens para completar 1 m³.
O caminhão toco, por exemplo, leva até 5 metros cúbicos de areia, e não depende só da quantidade de areia a ser usada, mas também do local a ser entregue.
A capacidade da caçamba de entulho pode variar de 3m³ até 30m³. Além do tamanho, as caçambas podem ser diferenciadas também pelo formato, que pode ser quadrado ou retangular.
Assim temos que dentro desta caçamba cabem 7 m³ de areia.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Da matemática sabemos que para calcular o volume de um objeto basta multiplicar a largura x comprimento x altura. Essa regra vale para qualquer objetivo, inclusive para as sapatas isoladas, viga baldrame, colunas, vigas, lajes, e assim por diante.
Para calcular a área das fôrmas vamos primeiro calcular a área de cada lateral: