A norma tem uma tabela na qual coloca o as inclinações permitidas e o desnível máximo permitido em cada seguimento e recomenda criar patamares de descanso a cada 50m de percurso. Os patamares devem estar no início e término das rampas e ter o comprimento de 1.
É feita de argamassa, composta por água, cimento e areia, com traço de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia. O ideal é usar areia média, sempre peneirada para eliminar impurezas.
A primeira etapa é simples, consiste em preparar, no próprio local, a argamassa (mistura de cimento, água e areia) e depois aplicá-la no contrapiso ou sobre uma superfície áspera. Lembrando que a espessura média é de 30 mm. Após a aplicação, é ideal que se consiga o máximo de nivelamento do piso.
Existem diferentes maneiras de dar brilho ao piso de cimento queimado uma delas é passar cera semanalmente o que reduz os custos com aplicações de resinas, mas após a “queima do cimento” é possível passar uma camada de cera especial para pisos, resinas de proteção ou ainda verniz.
Apesar do nome, o cimento queimado não envolve nenhum processo com fogo ou altas temperaturas. É, na verdade, uma argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia, preparada no próprio local da aplicação.