Em resumo, no caso de benefícios por incapacidade, se o cidadão nunca contribuiu para o INSS, deverá pagar 12 meses de contribuição. Se, por outro lado, ele já contribuiu, mas perdeu a qualidade de segurado, deverá contribuir por 6 meses para recuperá-la.
Basta ter em mãos algumas informações pessoais para obtê-lo. Para isso, ligue na central de atendimento da Previdência Social (pelo número de telefone 135) e solicitar a opção 5 do menu. Alguém vai realizar a atualização de suas informações cadastradas e, em seguida, vai transmitir o número do PIS.
Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.
Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.
Como consultar o Abono Salarial no app Caixa Trabalhador
O trabalhador pode acompanhar a situação de sua parcela por meio dos canais: App CAIXA Trabalhador, Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo ou pelo site http://trabalho.gov.br/seguro-desemprego.
COMO CONSULTAR O PIS PELO CPF?
* Trabalhadores com conta na CAIXA e Conta Poupança Social Digital poderão receber no dia 09/02/2021. O Abono Salarial estará disponível para saque até 30 de junho de 2021....Calendário 2020/2021.