Sabe-se que a leitura de 5 páginas diárias, ao longo de um ano (5 X 365 dias), totalizará 1825 páginas lidas, ou seja, representa a leitura de 12 livros (150 páginas cada) ou de 6 livros (300 páginas cada).
Separe uns 10 a 20 livros por mês e escolha alguns. Sempre reabasteça sua pilha e utilize sua biblioteca de acordo com a necessidade. Faça o possível para se manter no topo de sua leitura ao ler livros que mais cativam sua atenção. Ler livros traz experiências magníficas.
Apenas pouco mais da metade dos brasileiros tem hábitos de leitura: 52% (ou 100,1 milhões de pessoas). O resultado é 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%.
O brasileiro não lê porque a base escolar é defasada e porque a nossa economia é limitada, dificultando o acesso ao livro e a compreensão de que a leitura é um meio de entretenimento agradável.
Diz o senso comum que no Brasil se lê pouco porque o preço do livro é caro e porque não há bibliotecas. ... As maiores razões para o cidadão paulista não ter lido um livro são: não gostar de ler/não ter o hábito de ler, citado por 34% dos entrevistados e a falta de tempo, mencionado por 32% dos participantes.
Os jovens não leem porque não são estimulados. Esse hábito deve vir, em primeiro lugar, de casa. Pais que tem o hábito de ler estimulam seus filhos, e isso passa de geração pra geração. O avanço da tecnologia contribui para que o número de leitores caia cada vez mais.
Essas falam confirmam que os jovens leem e que a presença de outros portadores de textos, além dos livros literários e didáticos, fazem parte das leituras por eles realizadas e por isso devem ser consideradas, particularmente, pela escola.
De um lado, 52% dos entrevistados declaram ler jornais, revistas, livros e quadrinhos todos os dias. ... Também é interessante observar que, entre os gêneros mais lidos, estão livros religiosos, contos, romances, didáticos, infantis e quadrinhos.